Villa Samaritana comemora 5 anos com trabalho eficiente na recuperação de dependentes químicos

Nessa sexta-feira, 13, a renomada comunidade terapêutica Villa Samaritana completou 5 anos de funcionamento, oferecendo para os dependentes químicos uma nova chance para escrever uma história recheada de sucesso. E para comemorar, o fundador e presidente, Gustavo Simão, convidou várias autoridades e parceiros da entidade para um almoço delicioso e inauguraram o Jardim Bíblico, onde foram plantadas 5 arvores bíblicas, com a estimativa, em breve, de 30 árvores. Na oportunidade, entre os presentes estavam o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, a Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelonia, ambos representando o governo federal, além de amigos vindo do Espírito Santo, Bahia e Belo Horizonte.

“Quem vier conhecer a Villa vai poder ter uma vista do horizonte, onde vai entender um pouco das bênçãos de Deus sobre a humanidade, dentro desse Jardim Bíblico. E os próprios acolhidos vão ter esse espaço pra que eles possam orar, ter um tempo ali de leitura bíblica à disposição deles”, diz Simão. Continuando a programação, nesse sábado a entidade recebeu apenas as pessoas que trabalham na área social, para trocas de experiências durante o dia e no final da tarde, às 17h, foi inaugurado o prédio de atendimento a prevenção às drogas para crianças e adolescentes no Córrego do Arrosal. Já no domingo, dois Preletores parceiros vão ministrar em duas igrejas no Plano Piloto e a noite em Sobradinho.

Questionado sobre o sentimento de comemorar mais um ano da instituição, Simão disse que é uma conquista em promover a justiça, atender as crianças e adolescentes na prevenção de drogas, e ajudar a mudar a história de pessoas que estavam em situação de rua. “Hoje essas pessoas têm a dignidade de volta, são pessoas que retomaram seus casamentos, tão empregadas de forma convencional. É uma alegria ver que nessa caminhada desses cinco anos acumulamos vários amigos e parceiros que de fato se importam com as pessoas, com a justiça social, com o outro. Hoje foi uma grande celebração entre amigos que conhecem a nossa trajetória desde antes da Vila ter sido formada como organização. Uma grande celebração pela vida”, diz emocionado.

Segundo o Senapred, Quirino Cordeiro, a Vila Samaritana é uma entidade de grande relevância no Distrito Federal. “Faz um importante trabalho na prevenção ao uso de drogas e também na recuperação de pessoas com dependência química, por meio da sua comunidade terapêutica. Participar desse evento de cinco anos, aniversário da Vila Samaritana, é uma satisfação muito grande e é muito importante o Governo Federal estar presente nesse momento, já que desde o início da atual gestão do Governo Federal nós temos realizado um trabalho importante com as entidades do terceiro setor pras ações de redução de demanda de drogas, em especial com as comunidades terapêuticas”.

E a entidade está com uma novidade para os acolhidos. Será inaugurado a sala de estudo computadorizada, com dez vagas, para oferecer curso a distância e presencial em parceria com a EMATER e a EMBRAPA. “Capacitação, seja ela de coisas do campo, seja ela pequenos cursos pra capacitar e pro pessoal se preparar pra voltar pro mercado de trabalho”, finaliza Gustavo Simão.

Ascom Imagine Acredite

você também pode gostar...