Nessa sexta-feira, 13, a renomada comunidade terapêutica Villa Samaritana completou 5 anos de funcionamento, oferecendo para os dependentes químicos uma nova chance para escrever uma história recheada de sucesso. E para comemorar, o fundador e presidente, Gustavo Simão, convidou várias autoridades e parceiros da entidade para um almoço delicioso e inauguraram o Jardim Bíblico, onde foram plantadas 5 arvores bíblicas, com a estimativa, em breve, de 30 árvores. Na oportunidade, entre os presentes estavam o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, a Secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelonia, ambos representando o governo federal, além de amigos vindo do Espírito Santo, Bahia e Belo Horizonte.
“Quem vier conhecer a Villa vai ter uma vista do horizonte e vai entender um pouco das bênçãos de Deus sobre a humanidade, dentro desse Jardim Bíblico. E os próprios acolhidos vão ter esse espaço pra que eles possam orar, ter um tempo ali de leitura bíblica à disposição deles”, diz Simão. Continuando a programação, nesse sábado a entidade recebeu apenas as pessoas que trabalham na área social, para trocas de experiências durante o dia e no final da tarde, às 17h, foi inaugurado o prédio de atendimento a prevenção às drogas para crianças e adolescentes no Córrego do Arrosal. Já no domingo, dois Preletores parceiros vão ministrar em duas igrejas no Plano Piloto e a noite em Sobradinho.
Questionado sobre o sentimento de comemorar mais um ano da instituição, Simão disse que é uma conquista em promover a justiça, atender as crianças e adolescentes na prevenção de drogas, e ajudar a mudar a história de pessoas que estavam em situação de rua. “Hoje essas pessoas têm a dignidade de volta, retomaram seus casamentos, tão empregadas de forma convencional. É uma alegria ver que nessa caminhada desses cinco anos acumulamos vários amigos e parceiros que de fato se importam com as pessoas, com a justiça social, com o outro. Hoje foi uma grande celebração entre amigos que conhecem a nossa trajetória desde antes da Vila ter sido formada como organização. Uma grande celebração pela vida”, diz emocionado.
Segundo o Senapred, Quirino Cordeiro, a Vila Samaritana é uma entidade de grande relevância no Distrito Federal. “Faz um importante trabalho na prevenção ao uso de drogas e também na recuperação de pessoas com dependência química, por meio da sua comunidade terapêutica. Participar desse evento de cinco anos, aniversário da Vila Samaritana, é uma satisfação muito grande e é muito importante o Governo Federal estar presente nesse momento, já que desde o início da atual gestão nós temos realizado um trabalho com as entidades do terceiro setor para as ações de redução de demanda de drogas, em especial com as comunidades terapêuticas”.
E a entidade está com uma novidade para os acolhidos. Será inaugurado a sala de estudo computadorizada, com dez vagas, para oferecer curso a distância e presencial em parceria com a EMATER e a EMBRAPA. “Seja de coisas do campo ou pequenos cursos pra capacitar e eles voltarem para o mercado de trabalho”, finaliza Gustavo Simão.
Ascom Imagine Acredite