Em momento histórico para região norte e Bico do Papagaio, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior, participa de agenda em Araguaína com prefeito Wagner Rodrigues, da entrega dos certificados do Projeto Recriar Vidas em Palmeiras do Tocantins e realiza lançamento de projeto em Sítio Novo e Aguiarnópolis.
A convite dos prefeitos municipais de Palmeiras do Tocantins, Júnior Nolêto e de Sítio Novo, Alexandre Farias, após articulação da Deputada Federal Dulce Miranda e do Deputado Estadual Jair Farias, visitará a região do Bico do Papagaio nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9 de dezembro respectivamente, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior. A agenda inicia com sua chegada e recepção na cidade de Araguaína, onde será recebido as 14 horas pelo Prefeito da cidade, Wagner Rodrigues.
Após o encontro, as autoridades se deslocam para a cidade de Aguiarnópolis onde as 18 horas será realizado o lançamento do Projeto na Prefeitura Municipal. Na cidade o projeto vai atender 130 profissionais. Em seguida, as 19 horas acontece um grande evento em Palmeiras do Tocantins, na feira coberta, onde acontecerá a entrega dos certificados para os 130 profissionais que participaram da capacitação do Projeto Recriar Vidas, realizado entre os dias 16 e 20 de novembro.
Na quinta-feira, dia 9 de dezembro a partir das 9 horas da manhã, na sede do Executivo Municipal de Sítio Novo, será realizado o lançamento do Projeto Recriar Vidas, que conta com a parceria da prefeitura municipal e SENAPRED e UNODC. Na cidade serão capacitados a partir do lançamento, mais de 100 profissionais das áreas de educação e assistência. Com os eventos, a região entra definitivamente na rota das ações do Projeto, que ainda será executado na cidade de Axixá, onde o Prefeito Auri-wulange Ribeiro já assinou a contratação e anunciou, por meio das redes sociais, a execução das ações para janeiro de 2022. Toda a agenda será acompanhada pelo jornalista Sérgio Botelho Júnior, editor chefe da revista Imagine e Acredite, que possui circulação impressa no Congresso Nacional e digital em todo território brasileiro.
PROJETO RECRIAR VIDAS
O Recriar Vidas é um programa que nasceu no Tocantins mas encontra-se em expansão para diversos outros estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará, tendo como objetivo a aquisição de livros de prevenção de uso de drogas, e de capacitação por meio de estudo de caso real de profissionais das áreas de educação, assistência, saúde e segurança, dividido em etapas, sendo instrumentalização pedagógica, psicológica e métrica dos profissionais, garantindo a formação de uma rede de proteção social nas cidades, especialmente quanto a avaliação do risco e grau de consumo de substâncias psicoativas, bem como ações de redução dos fatores de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Atualmente o Projeto é reconhecido pela United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas no Brasil, pela SENAPRED do Governo Federal, e por diversas outras cidades e instituições que já receberam o Programa.