Prevenção, bullying, evasão escolar e capacitação pedagógica são temas de formação do projeto Recriar Vidas nos municípios brasileiros

Nessa quarta-feira, 8, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, do Ministério da Cidadania, entregou 130 certificados destinados à profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social que participaram do curso e oficinas do projeto Recriar Vidas em Palmeiras, Tocantins. Entre os assuntos abordados estão a prevenção e o combate ao bullying, evasão escolar, capacitação pedagógica.

Para o Senapred, a parceria entre o Ministério da Cidadania e o Instituto Recriar Vidas é fundamental para o governo federal. “Nós temos conseguido levar ações efetivas de prevenção às drogas para as regiões mais distantes do nosso país, para os rincões da nossa nação. Nós temos conseguido fazer com que essas políticas públicas de enfrentamento às drogas, de prevenção podem chegar na casa de cada cidadão do país. Aqui, no Tocantins, nós estamos realizando esse trabalho em 46 municípios. Nós estamos expandindo essa parceria para outros estados. A ideia é que no próximo ano, 2022, a gente possa avançar cada vez mais”, pontua em entrevista ao jornalista Sérgio Botelho Júnior.

Segundo o fundador e presidente da entidade, Ricardo Ribeirinha, o evento é uma grande oportunidade que o governo federal tem oferecido aos brasileiros na construção de políticas públicas em prol de um país livre das drogas, como formações de instituições em parceria com a UNODOC, além da ampla articulação do Senapred.

“A Recriar Vidas e o Instituto Recriar Vidas é uma referência nacional hoje onde nós estamos com uma equipe multidisciplinar percorrendo os rincões do Tocantins com psicólogos, terapeutas, pedagogias, assistente social, educação, proporcionando instrumentalização pedagógica e psicológica de professores, agentes de saúde, assistentes sociais (Conselho Tutelar) e fazendo um projeto extremamente de mitigação de risco social. Nós hoje estamos com uma equipe sob o olhar atento do Ministério da Cidadania, especialmente a Senapred, sob a coordenação do Dr. Quirino, e estamos capacitando pessoas no Brasil para que sejam multiplicadores de vulnerabilidade social”, diz Ricardo em entrevista ao jornalista Sérgio Botelho Júnior.

Questionado sobre o projeto, Ricardo ressalta que são três dias (44h) de formação. “Nós trouxemos cinco profissionais da psicologia, pedagogia, de motivação, de risco e prevenção ao uso de drogas e social. Nós temos uma equipe extremamente competente. Nós temos Doutores e Mestres (professores, conselheiros tutelares, agentes de saúde, lideranças de bairros) que estão percorrendo, junto com a Recriar, os municipios, capacitando essas pessoas para que sejam autônomas de construir sua própria política através da coordenação do governo federal. Uma política eficiente é feita por toda sociedade em conjunto. Nós temos que desmitificar que a educação por si só transforma vida. O que transforma a vida é a união de todos em prol de uma cidade”, finaliza.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Junior Noleto; o Vice-prefeito Clodoaldo Batista; a Presidente da Câmara, vereadora Maria dos Reis; a Vereadora Pollyandra; o Vereador Gilson; o Prefeito de Darcinopolis, Jackson; a Secretária de Educação de Palmeiras, Andrea Bandeira; a Secretária de Educação de Aguiarnopolis, Francimaria Santana; a Secretária de Educação de Darcinopolis, Maria Antônia; Allana cantora e o Pastor Vanderlei oração.

Ascom

você também pode gostar...