A partir de hoje (14), mais de 203 linhas de ônibus no Distrito Federal deixarão de aceitar pagamentos em dinheiro, adotando exclusivamente opções digitais para a compra de passagens. Com a adição de 203 novas linhas ao modelo sem dinheiro em espécie, o sistema de transporte público da região alcança 68% das 933 linhas já funcionando com pagamentos digitais. A medida faz parte de um projeto de modernização do transporte, que se iniciou em julho deste ano, e visa cobrir todas as linhas de ônibus até o final de 2024.
Os passageiros terão à disposição diferentes métodos para o pagamento da tarifa, incluindo cartões bancários, cartões de transporte e bilhetes avulsos na forma de QR Code. Além disso, estudantes, pessoas com deficiência e idosos poderão seguir usando os cartões de gratuidade, especialmente emitidos para estes públicos. A expectativa é que o novo sistema melhore a experiência do usuário, agilizando o embarque e minimizando a necessidade de manuseio de dinheiro, o que contribui também para a segurança de passageiros e operadores.
O cartão Mobilidade se destaca como ferramenta essencial dentro deste novo modelo de pagamento. Ele é um cartão pessoal e intransferível, o que garante maior segurança e permite um controle eficiente sobre os créditos de transporte. Para facilitar o processo, o cartão pode ser recarregado de maneira prática e rápida, por meio de pagamento via Pix no aplicativo BRB Mobilidade. Assim, os usuários têm à disposição um método acessível e seguro para garantir o saldo necessário para suas viagens diárias.
Com o uso de tecnologia, o governo local pretende oferecer uma experiência mais fluida e segura para os passageiros, eliminando a circulação de dinheiro em espécie nos ônibus. Segundo a Secretaria de Mobilidade, a implementação do sistema digital também permite um controle mais apurado sobre o fluxo de passageiros e facilita o planejamento de novas melhorias para o setor.
Até o final de 2024, o projeto de digitalização do transporte público deverá estar concluído, cobrindo todas as linhas de ônibus da região.
foto: agência Brasília