Governo Federal promove curso sobre a importância das CTs

Dando continuidade à agenda de fortalecimento as comunidades terapêuticas, o governo federal está oferecendo um curso online e gratuito, de 30h, à comunidade que detalha a importância dessas entidades no processo de reabilitação e ressocialização das pessoas que sofrem com a dependência química, assegurando a proteção dos direitos humanos, além de discussões em torno das políticas e diretrizes internacionais de saúde mental. A capacitação conta com o certificado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

“O Governo Federal, a partir da publicação da Nova Política Nacional sobre Drogas e da Nova Lei de Drogas, tem trabalhado em parceria com as CTs, aumentando o financiamento público federal dessas entidades para favorecer o acolhimento gratuito das pessoas com dependência nessas instituições. Sendo assim, esse curso, ofertado em parceria pelo Ministério da Cidadania e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, busca mostrar a importância das CTs para as pessoas com dependência química, suas famílias e toda a sociedade brasileira, e o trabalho que realizam para a garantia e promoção dos Direitos Humanos no Brasil, há mais de cinco décadas”, diz o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro.

Recentemente, o governo federal ampliou para 17.300 o número de vagas financiadas em cerca de 700 CTs pelo país, em um investimento de R$ 90 milhões por ano. O objetivo é atingir 24 mil vagas em 2022. É importante reforçar que as entidades acolhem de forma voluntária quem procura uma ajuda para escrever uma nova história, por meio de tratamento de até doze meses, com atividades laborais, esportivas, recreativas, terapêuticas e religiosas, além de oficinas profissionalizantes, visando a abstinência.

Vale ressaltar que o público-alvo prioritário é composto por gestores e profissionais que atuam nas políticas públicas sobre drogas e interessados nas temáticas acerca dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, usuárias e dependentes de álcool e outras drogas. Para mais informações ou se inscrever, basta acessar o link:

https://www.escolavirtual.gov.br/curso/619

ASCOM

você também pode gostar...