Nessa quinta-feira, 11, o Congresso Nacional deu mais uma vitória para as comunidades terapêuticas ao aprovar o PLN 31, que destina R$ 79 milhões para a manutenção dos serviços de acolhimento, tratamento humanitário e reinserção social de dependentes químicos em 481 entidades credenciadas, com 10.061 vagas. O texto ainda, em 2021, prevê novas contratações de vagas em 528 instituições credenciadas no último edital, totalizando 3 mil vagas.
Desde que assumiu o governo em 2019, o governo federal vem se destacando com ações estratégica, oferecendo uma nova história para as pessoas que sofrem com o flagelo das drogas. Em entrevista ao fundador da ImagineAcredite, jornalista Sérgio Botelho Júnior, os representantes do governo federal, das CTs e religião comemoram o apoio dos parlamentares em prol da vida.
“A vitória mostra a importância que as CTs têm hoje no Brasil. Com esse recurso, a gente vai conseguir honrar os compromissos e avançar na contratação de novas vagas”, pontua o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, do Ministério da Cidadania.
Já o presidente da Confederação Nacional das CTs, Adalberto Calmon, ressaltou a importância de uma agenda intensa de articulações nessa semana. “Valeu a pena nosso esforço em Brasília, indo de gabinete em gabinete, conversando com os deputados e senadores”. Segundo o vice-presidente da FETEB, Edson Costa, a vitória era esperada, tendo em vista que as CTs não recebiam os repasses há 4 meses. “Hoje é um dia para comemorar porque a vitória chegou”.
Em concordância, frei Rogério, da Paróquia Sagrado Mercês, agradeceu aos parlamentares. “Esse orçamento já era esperado para que as comunidades terapêuticas continuem seu trabalho financiado pelo Estado”. O texto segue para a sanção do presidente Bolsonaro, que reconheceu em seu governo as CTs como serviço essencial.
Ascom Imagineacredite