Município de Igarassu é referência com a nova PNAD do governo federal

Desde que assumiu o governo federal, o presidente Jair Bolsonaro vem se empenhando, juntamente com sua equipe ministerial, para construir um país livre das drogas e mais igualitário para todos. Prova disso foi a aprovação, em 2019, da Nova Política Nacional de Drogas que defende a abstinência, reconhece as comunidades terapêuticas como serviço essencial para a recuperação de dependentes químicos e, posteriormente, a reinserção social, além de incluir a religião para buscar um novo caminho espiritual na vida das pessoas que sofrem com o flagelo da dependência química.

Graças a todo o empenho do Bolsonaro, os estados e os municípios contam com o apoio de recursos para oferecer a prevenção contra as drogas graças aos diversos programas. Inclusive no município de Igarassu, sob a gestão exemplar da Prefeita Professora Elcione Ramos, o projeto “Craque só de Bola” é sucesso e tem oferecido oportunidades para as crianças, adolescentes e jovens se capacitarem nas escolas, além de jogarem bola. Outra novidade é o programa Cidade Luz que está repaginando Campos de Várzea com a iluminação LED em todas as ruas. Sem contar que após passar a crise sanitária, causada pelo Covid-19, a cidade vai ganhar a primeira maternidade, visto que no momento o hospital construído está em uso para tratar a saúde das pessoas infectadas pelo vírus.

Na oportunidade, a prefeita disse que o município conta com uma equipe de secretários capacitados que colocam em prática as políticas públicas para prevenir as drogas e reduzir a criminalidade. “Igarassu, infelizmente, sempre aparece nas redes sociais com altos índices de crimes violentos, letais, intencionais. E a gente tem como meta diminuir esses números e o caminho é investindo nas políticas sobre drogas. E eu não vou aliviar. Eu vou entrar nas escolas, porque eu acredito que no piso da escola com as crianças é onde a gente começa a fazer conscientização e o cuidado pra que não entre nesse mundo”, afirma em entrevista ao jornalista e fundador da ImagineAcredite, Sérgio Botêlho Araújo.

Questionada sobre o apoio que recebe do governo federal, a prefeita garante que tem recebido todo o suporte e espera que o município consiga recuperar o maior número de pessoas que estão na dependência química. “Eu espero muito que faça valer aquela meta, “menos Brasília e mais Brasil”. Precisamos chegar nos municípios onde realmente as coisas acontecem, onde o prefeito tá olho no olho com o cidadão e é preciso esse olhar especial de Brasília nessa política, que recupera vidas, autoestima e reestrutura uma família. A gente não trabalha só. Trabalha também vinculada com a Secretaria da Mulher e temos Direitos Humanos dentro dela e fazemos esse trabalho casado porque onde tá a família, tá os problemas. E as políticas da Assistência Social chegam junto nessa integração”, pontua.

Gestão eficiente em prol dos moradores

Eleita a primeira prefeita do município, a Professora Elcione observa que faltam incluir as mulheres no sistema político brasileiro, o que torna um desafio. “O grande esteio é a minha família, que me incentiva. Sempre digo, quando homens e mulheres se juntam quem ganha é o povo. Então acho que a questão não é só apenas o gênero, a gente sabe que as mulheres estão atrasadas anos luz com relação a inserção dos passos nos poderes na política. A gente tem feito um trabalho bem-feito, inclusive nós temos uma presidente da Câmara pela primeira vez, temos mais duas mulheres Vereadoras. Então a nossa vinda como vice-prefeita lá em 2012 incentivou muito a participação das mulheres na política e todas são atuantes”.

Perguntada sobre sua missão, ela revela que contribuir para a melhoria em sua cidade, sobretudo, na área de educação. “A gente trabalha sempre muito em cima da educação e eu dividi em dois tópicos, educação regular e a profissional. A gente tem investido muito na área profissional, nós já temos hoje um distrito industrial que não tínhamos antes, estamos com três centros de formação profissional municipal, onde a gente capacita esses jovens para o mercado de trabalho”.

E antes de finalizar, a prefeita ainda deixou uma mensagem para todos os moradores do município. “Continue acreditando, continue nos ajudando, peçam a Deus muita força, sabedoria pra que a gente possa continuar cuidando deles, da cidade, fazendo o nosso papel de político. Porque eu não aceito estar num caldeirão, onde as pessoas colocam todos os políticos como coisas ruins. E eu entrei pra fazer a boa política e é nela que eu acredito. E vou continuar persistindo. Agradecer a Deus por todas as pessoas que nos incentivam e dizer que vamos juntos fazer muito mais”. 


Ascom ImagineAcredite

você também pode gostar...