A Creche Comunitária Dona Johanna começou o dia desta segunda-feira, 29, animada com a 3ª edição da Gincana que contou com a participação de 250 pessoas, entre crianças, familiares e voluntários. As famílias se dividiram em três equipes e cada uma procurou à sua maneira realizar todas as 11 provas que foram: grito de guerra, objeto mais antigo, tesouro escondido, corrida do papelão, melhor dança, brincadeira do bambolê, brincadeira da garrafa, prova cega, caraoquê, maior número de material de limpeza e adivinho.
As crianças deram um show à parte participando junto com as suas mães e seus pais nas realizações das provas, foram 4 horas de muita interação, tendo iniciado as 08 horas e encerrado as 12 horas.
“É muito importante a gincana no aprendizado das crianças em parceria com as famílias. Na idade do pré-escolar, da creche é fundamental, não só a nível de aprendizagem, mas a nível também de formação do caráter da criança, da formação da personalidade. A criança nesse período tem a necessidade muito grande de sentir a presença dos pais como forma de segurança. É primordial que os pais estejam junto com crianças desenvolvendo atividades lúdicas e de aprendizado no crescimento dessas crianças”, diz a presidente da Casa do Menor, Lucia Inês.
Entre os convidados, estiveram a Conselheira tutelar de Comendador Soares Sra. Edneia Galdino (Jurada), o Padre Geraldo Magalhães da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Jurado), as educadoras da creche, o professor de esporte do desenvolvimento comunitário da Casa do Menor Sr. Carlos Roberto (Jurado), Bianca Sofia Gestora Administrativa de Rosa dos Ventos (Jurada), Jandira Martins do setor Administrativo (Jurada), Eliane Galdino pedagoga da Creche e Waldecir Almeida Coordenador.
“Terminamos o evento com um lanche compartilhado pelas famílias e a entrega das medalhas para os participantes, em gincanas assim não existe um vendedor pois todos ganham”, conta a presidente Lucia Inês.
Em 17 anos de existência a Creche Comunitária já atendeu 1.560 crianças, sendo uma média anual de 91 crianças, na educação infantil, dividindo em duas etapas: creche de 0 a 3 e pré-escolar de 4 e 5 anos de idade, em horário integral das 08h as 17h, com três refeições diárias. O trabalho da Creche Comunitária é pautado em cima de projetos pedagógicos que visa o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais das crianças, respeitando os direitos de aprendizagem fundamentais estabelecidos pela BNCC para a Educação Infantil: brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer-se, inserindo as famílias em cada etapa do processo, visto que a família tem um papel fundamental neste desenvolvimento.
Por Sérgio Botelho Junior