Avanços tecnológicos e sustentabilidade dominam a pauta da 78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia

A 78ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) foi concluída nesta sexta-feira, 12, em Gramado – Rio Grande do Sul, marcando uma das edições mais bem-sucedidas e memoráveis do evento. Com um enfoque inovador, a SOEA deste ano abordou as tendências emergentes, desafios atuais e o futuro da engenharia e da agronomia no Brasil e no mundo.

O congresso contou com a presença de 5.625 participantes, entre profissionais, estudantes, autoridades e entusiastas das áreas. A programação, rica e diversificada, contou com 160 palestras divididas em 78 painéis de discussão apresentados por especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, o prêmio Nobel da Paz, mestre Rattam Lal, e a engenheira da Nasa – a primeira afro-americana a obter o título de PHD em Engenharia Mecânica, Aprille Jay Ericsson, conversaram com os estudantes.

Um dos destaques deste ano foi a ênfase na integração entre a engenharia, a agronomia e geociências com as tecnologias digitais, bem como a importância da diversidade e inclusão na indústria. Outro ponto foi a participação ativa dos jovens, com debates inovadores que prometem moldar o futuro das profissões.

“A SOEA de Gramado alcançou o maior número de participantes da história, a quem ofereceu uma programação com temas estratégicos tanto para nossos profissionais como para o país. Os debates discutiram o presente e apontaram caminhos que podem ajudar o país na conquista da soberania em áreas estratégicas do desenvolvimento nacional”, afirma o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

A presidente do Crea-RS, Nanci Walter, anfitriã da 78° SOEA, expressou sua gratidão e orgulho pelo sucesso do evento. “Pessoas diferentes com ideias convergentes no mesmo ambiente em prol de um objetivo: a inovação para o desenvolvimento sustentável, não só do nosso país, mas para todos. Assuntos e temas de extrema relevância transitaram por todas nossas querências. Quem ganha é a sociedade. Saímos maiores e melhores em tudo”.

Já o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), o eng.  José Vieira, saudou as lideranças presentes em nome da União Pan-americana de Associações de Engenheiros (UPADI) e dos profissionais estrangeiros vindos da Bolívia, Argentina, Itália, Angola e Moçambique, que prestigiaram a SOEA.

Para o diretor-presidente da Mútua, Francisco Almeida, a 78º SOEA foi a melhor edição de que participou. “Gratidão à presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter pela recepção, por mostrar a todos a riqueza do Rio Grande do Sul. Parabenizo os funcionários do Confea, do Crea-RS e da Mútua pelo empenho nesta semana. Não poderia deixar de ressaltar a participação dos palestrantes patrocinados pela Caixa de Assistência que enriqueceram a 78º SOEA”.

Programa Mulher

Na oportunidade, o presidente do Confea, Joel Krüger, ressaltou a importância da participação feminina no evento. “A missão dada na SOEA do ano passado foi cumprida. Das 27 unidades federativas, 20 já têm entidades de mulheres profissionais. Nosso objetivo é estabelecer o compromisso de envidar os esforços necessários para divulgação e implementação do Selo de Boas Práticas no combate à violência contra as mulheres profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências”.

79ª edição na Bahia

Com a promessa de construir um amanhã mais resiliente e sustentável, a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia chegou ao fim, deixando um legado de aprendizado, colaboração e inspiração para todos os participantes. Mas calma, a próxima edição vem como tudo.

A 79ª SOEA será realizada na capital baiana, de 7 a 10 de outubro de 2024, ano que a cidade completa 475 anos. O presidente CREA-BA, eng. agrim. Joseval Costa Carqueija disse que está orgulhoso por levar o evento para o estado. “Em 2024 receberemos todos vocês com orgulho, carinho e amor, assim como fomos muito bem recebidos aqui. É um compromisso que assumimos e compartilho com todos essa vontade de bem recebê-los”. “Com um povo hospitaleiro e pontos turísticos, teremos um palco para debates da categoria”, complementou o engenheiro civil e secretário de Turismo da Bahia, eng. civ. Maurício Bacelar.

.

ASCOM IMAGINE ACREDITE

Leia na íntegra a Carta de Gramado

Assista a cerimônia de encerramento completa:

você também pode gostar...