P20: Congresso Nacional sedia hoje o Fórum Parlamentar do G20

Nesta quarta-feira, 6, o Palácio do Congresso Nacional em Brasília-DF sediará o Fórum Parlamentar do G20. A iniciativa antecede a realização da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), prevista para esta quinta (7) e sexta-feira (8). Tudo organizado conjuntamente pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e União Interparlamentar (UIP).

Com o tema “Rumo à implementação das recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 (Maceió, 1º e 2 de julho)”, o Fórum se organizará em três sessões de trabalho que discutirão, respectivamente: a promoção da justiça climática e o desenvolvimento sustentável sob a perspectiva de gênero e raça, a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios, e o combate às desigualdades de gênero e raça e a promoção da autonomia econômica das mulheres.

Já na quinta (7) e sexta (8), o Palácio do Congresso Nacional sediará a 10ª Cúpula P20, que tem como lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” e o objetivo de reunir líderes parlamentares para debater questões globais urgentes, como o combate à fome, à pobreza e a redução das desigualdades em nível mundial, desenvolvimento socioambiental e transição ecológica justa e inclusiva, e Governança Global Adaptada ao Século XXI.

Segundo a organização, o evento também visa fortalecer a diplomacia parlamentar e promover o intercâmbio de ideias e experiências entre os países do G20, com foco na criação de soluções legislativas para os desafios contemporâneos. “Além disso, busca-se reforçar a governança global e aproximar os parlamentos das demandas reais das populações, contribuindo para a construção de um futuro mais equitativo e sustentável para todos”, destacou.

Países participantes

Participam da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), os parlamentos nacionais dos países membros do G20 (Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Estados Unidos da América, França, Índia, Indonésia, Japão, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia, Turquia), o Parlamento Pan-Africano e o Parlamento Europeu, assim como países e organismos internacionais convidados.

De acordo com a Direção da Câmara, mais de 30 delegações já confirmaram presença no P20, que culminará com uma carta aos líderes do G20, que se reunirão nos dias 18 e 19 no Rio de Janeiro, e a passagem do bastão para a África do Sul.

“Foram 60 convites e temos mais de 30 delegações confirmadas. Cada uma delas tem entre quatro e oito representantes. É um evento grande e muito importante. Isso dá o tom da responsabilidade da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na realização da cúpula do P20 no Brasil e em Brasília neste ano”, afirmou o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto.

Atividades suspensas

A Câmara ainda informou que durante os dias de evento, suspenderá suas atividades normais por razões protocolares e de segurança e funcionará exclusivamente para o P20. A visitação ao Palácio do Congresso Nacional também será suspensa.

Foto: Divulgação Câmara dos Deputados

você também pode gostar...