Na noite desta segunda-feira, 7 de outubro, foi iniciada a 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), no Centro de Convenções de Salvador. Promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o evento tem o objetivo de debater assuntos relacionados a educação, tecnologia e inovação para um futuro sustentável.
Com a adesão dos profissionais que fazem o setor em todo o país, a SOEA 2024 contou com a ampla participação de estudantes, graduados, pós-graduados, mestres, doutores e pós-doutores, os quais lotaram o auditório Chapada Diamantina, o principal palco de todo o ato. Nele, autoridades estaduais, a exemplo do Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, e dos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinícius Marchese, da Mútua, Joel Krüger, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Joseval Carqueja, discursaram para todos os participantes.
O secretário Maurício Bacelar demonstrou alegria com a grande adesão por parte dos profissionais de todo o Brasil. “É uma honra para a Bahia sediar esse evento, por conta da qualidade do público que se encontra aqui presente: um público que dará um incremento em vários setores da nossa sociedade, a exemplo da indústria brasileira. Esse é um turismo de eventos e a Bahia, por conta da sua história, é vocacionado para realizar eventos como esse”, ressaltou Bacelar ao saudar os participantes da SOEA 2024.
O presidente da Mútua, Joel Krüguer, reforçou a importância da SOEA para a troca de conhecimentos e destacou o compromisso da instituição que atualmentepreside com a iniciativa. “A Mútua é parceira desse evento. É o nosso maior investimento anual! Nós investimos quase R$ 7 milhões nesta SOEA, apoiando os CREAs, contratando palestrantes e influenciadores, apoiando a vinda dos nossos diretores regionais, dos nossos convidados, equipes de mídia, enfim uma série medidas para ajudar a fazer esta brilhante SOEA”, acrescentou o presidente Krüguer ao agradecer a todas as pessoas que contribuíram com a realização deste que é um dos grandes encontros da engenharia, agronomia e geociência.
Já o presidente do Crea-Bahia, Joseval Carqueja, se mostrou feliz por liderar o Conselho anfitrião do evento. “Nós [a Bahia] já estamos na quinta SOEA! A última foi em 2020, a primeira em 1949, e esse evento é feito para trazer profissionais para discutir as temáticas que o Conselho Federal coloca para trazermos o legado para o estado, para a construção civil, para a indústria e para a agricultura. Por isso, agradeço a presença de todos os profissionais”, discursou Carqueja.
Por fim, o presidente do Confea, Vinícius Marchese, afirmou que a SOEA 2024 conta com integrantes de todos os estados do Brasil e que o Conselho seguirá firme na luta pela valorização dos engenheiros e agrônomos e todo o país. “Não tem como a gente acontecer como nação se não for pelas pessoas que aqui estão. Não tem como falar em PAC [Programa de Aceleração do Crescimento – do Governo Federal], por exemplo, se não houver profissionais como nós para executar”, argumentou.
Ele também reforçou a importância da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia para a troca de experiências, bem como para o posicionamento de toda a categoria nos grandes debates nacionais. Para isso, ele lembrou que diversos governos têm seguido cartilhas propostas pelo Confea em suas ações. “Eu tenho certeza que estamos no caminho certo, porque nós estamos deixando de ser coadjuvantes para sermos protagonistas nas grandes discussões que impactam a vida das pessoas.
Ainda durante a cerimônia institucional de abertura, uma parceria de Mobilidade Profissional entre o Confea e a Ordem dos Engenheiros de Portugal, entidade que foi representada pelo Fernando de Almeida Santos, foi destaque. Ele lembrou que o primeiro acordo com os portugueses ocorreu há 25 anos, que desde 2011 Joel Krüguer, que foi presidente do Confea, tem sido um grande parceiro da Ordem.
Além disso, Almeida Santos destacou que, graças ao acordo de cooperação, mais de cinco mil engenheiros brasileiros já contribuíram com o desenvolvimento de Portugal. “Engenharia não tem fronteiras e nós demoramos muito para entender isso”, observou.
Um evento para todos!
A Semana Oficial da Engenharia e Agronomia é um evento que faz brilhar os olhos de todos que o conhecem, principalmente daqueles que participam pela primeira vez, como é o caso dos Thiago Santana, graduando em Engenharia Civil e Embaixador do Crea Jr. do Rio de Janeiro, e Francini Figueiredo, graduanda em Engenharia de Produção e Coordenadora Adjunta do Crea Jr. do estado supracitado.
À reportagem de ImagineAcredite, Thiago não escondeu o seu entusiasmo. “Aqui está as maiores cabeças pensantes do nosso país e talvez do mundo! E eu fico honrado em representar o meu estado, principalmente em uma sociedade em que o jovem precisa agarrar as oportunidades. Que a gente possa um dia ser presidente de um Crea, um Conselheiro Federal ou até mesmo um palestrante”, vislumbrou o jovem carioca.
Francini, por sua vez, comemorou a sua primeira participação na SOEA. “A expectativa é muito grande! Já encontrei pessoas de relevância nacional, sem falar da expectativa de conhecer as novidades, principalmente na minha área que é engenharia de produção e segurança no trabalho”, comentou a jovem graduanda.
Cabe destacar que a abertura da SOEA 2024 contou com uma palestra magna ministrada pelo investigador de futuros e co-fundador da Aerolito, Tiago Mattos, que falou sobre futurismo e inovação para um público que se manteve atento a cada palavra dita. Já o evento contará com diversos painéis temáticos até a próxima quinta-feira, 11. Eles estarão distribuídos no Centro de Convenções de Salvador, onde também há uma área inteiramente dedicada à exposição e compartilhamento de ideias entre os conselhos regionais de engenharia e agronomia de todo o Brasil.
Por Thiago Farias