A Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, um marco espiritual e comunitário na capital federal, realizou uma missa emocionante de despedida para Frei Rogério Soares da Silveira no último dia 6 de fevereiro. O evento marcou o fim de um ciclo para Frei Rogério, que serviu com dedicação e fervor, tocando corações e fortalecendo a fé de muitos ao longo de sua jornada pastoral.
A cerimônia, além de contar com a presença maciça da comunidade paroquial, que veio expressar sua gratidão e bons votos ao sacerdote, foi prestigiada com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, a comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Mônica de Mesquita Miranda, a segunda dama, Dona Lu Alkmin, o presidente da Terracap, Izidio Junior, e o ex-secretário de Segurança Pública, Delegado Júlio Danilo.
Em um gesto de reconhecimento ao trabalho incansável de Frei Rogério na comunidade, o governador o homenageou com a Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do DF, em reconhecimento aos serviços prestados ao Distrito Federal.
“Desde que ele chegou aqui em Brasília, se colocou à disposição da sociedade do DF para atender a comunidade em todos os locais. Então, só agradecimentos de Brasília, em meu nome e em nome de toda a população, pelo belíssimo trabalho que o senhor fez aqui. Nós esperamos um dia poder contar com o senhor de volta à nossa cidade”, destaca o governador.
Frei Rogério Soares, conhecido por sua proximidade com os fiéis, dedicação às causas sociais e um carisma único, deixou sua marca na Paróquia Sagrado Mercês. Sob sua liderança, a paróquia expandiu seus projetos comunitários, fortaleceu a fé dos paroquianos e se tornou um ponto de luz para aqueles que buscavam conforto espiritual e apoio.
“Claro que em um momento como esse, passa um filme em nossa cabeça. As inúmeras ações realizadas, sobretudo no campo da evangelização, com foco nas famílias e jovens, crianças e idosos. Hoje posso dizer que a Paróquia Sagrado Mercês serve não só a Asa Sul, mas todo o Distrito Federal. No campo social, destaco a Sala Coração Aberto, um lugar de acolhimento e encaminhamento dos mais vulneráveis. Em pouco mais de três anos fizemos cerca de 13 mil atendimentos”, diz o Frei emocionado.
Na ocasião, Frei Rogério expressou sua gratidão à comunidade, aos colaboradores da paróquia e a Deus, e ao governador Ibaneis Rocha pela honraria recebida, destacando que a medalha é um reconhecimento não apenas ao seu trabalho, mas ao esforço coletivo da paróquia em fazer a diferença na vida das pessoas.
“O Frei Rogério é um sacerdote iluminado, que possui uma visão diferenciada, voltada não só para o bem-estar da comunidade paroquial dele, onde ele presta toda assistência, mas com também toda a sua vocação voltada para o lado social. Ele sempre olhou para os mais necessitados, os mais vulneráveis e engajou toda a comunidade do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês”, destaca Júlio Danilo Souza Ferreira Coordenador-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio e Facções Criminosas CGPRE/DICOR/PF.
A missa de despedida foi um momento de forte emoção, reflexão e gratidão, reafirmando os laços entre a comunidade e a igreja. Enquanto Frei Rogério se prepara para seu próximo chamado, a Paróquia Sagrado Mercês e seus paroquianos continuarão a caminhar na fé, inspirados pelo legado de dedicação e amor ao próximo deixado por ele.
“Frei Rogério é surpreendente por colocar a mensagem do Evangelho em prática. Sua atuação em fomentar, estimular e inspirar a realização de trabalhos sociais atingiu todo o Distrito Federal através de dezenas de instituições que Frei Rogério, de variadas formas, de fez presente. Ao mesmo tempo em que estimulava obras sociais e a prática da caridade, Frei Rogério evangelizava e ensinava a todos como se fortalecer espiritualmente ao buscar e invocar diariamente a presença de Deus”, afirma Mc Arthur Di Andrade Camargo, Tabelião do Cartório JK, Presidente do Instituto do Carinho
O Pioneiro do Empreendedorismo Social em Brasília
Frei Rogério Soares inovou quando chegou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês para combater à vulnerabilidade socioeconômica. Unindo fé e ação social, ele liderou iniciativas pioneiras de empreendedorismo social, visando transformar a realidade de pessoas em situação de pobreza.
Sua jornada não é marcada apenas por pregar o evangelho através de palavras, mas principalmente por atos concretos que refletem o amor e a compaixão cristã. Uma das iniciativas de maior destaque sob sua liderança é a implementação de programas de capacitação profissional e empreendedorismo, que oferecem às comunidades carentes não apenas assistência imediata, mas também ferramentas para construir um futuro melhor.
“À frente da Paróquia Sagrado Mercês, eu pude realizar meu grande propósito, que era criar uma nova pedagogia para cuidar dos mais pobres, o empreendedorismo como forma de superação da pobreza. Essa ideia eu tive quando eu ainda era pároco em Salvador – BA, e comecei a fazer as primeiras experiências lá. Mas foi em Brasília que consegui deixar o projeto redondo, funcionando e replicável. Dessa forma, iniciamos, há mais de três anos, o projeto Petas do Frei, que tem sido um sucesso”, diz o Frei.
Frei Rogério acredita que o empreendedorismo é uma ferramenta de transformação social, que promove a dignidade humana através do trabalho e da iniciativa própria. Além disso, ele também tem sido um forte defensor da economia solidária. A paróquia regularmente organiza feiras onde os novos empreendedores podem vender seus produtos e serviços, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e inclusão social.
“Depois das Petas, entramos com um novo produto, as Cocadas do Frei, que abriu mais uma porta de vendas. Chamo esses produtos de produtos inclusivos, pois inclui pessoas na lógica do mercado e todos saem ganhando. Depois criamos outros dois empreendimentos, a Feirinha do Frei, que é uma feira que acontece aos domingos depois das missas, onde pessoas recebem uma banca e podem expor seus serviços e produtos, tem dado muito certo, são mais de dois anos.
E a República Recanto Empreendedor, uma casa que acolhe ex-usuários de drogas, egressos da comunidade terapêutica. Nessa casa eles são estimulados a criar negócios, já foram fundados três empreendimentos, uma agência de marido de aluguel, uma floricultura, uma tapeçaria e uma loja de móveis usados, e todos com sucesso”, conta Frei Rogério.
A saída de Frei Rogério da Paróquia Sagrado Mercês, para a nova missão em Jataí – GO, não marca o fim de seu impacto. Ao contrário, seu legado de amor ao próximo e empreendedorismo social continua a inspirar muitos a seguir seus passos.
Fontes: Imagine Acredite com apoio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês.