Engenheiro Vinicius Marchese assume Presidência do CONFEA em Cerimônia marcante

Em uma cerimônia solene realizada no auditório Nereu Ramos, nesta quarta-feira (21), o Engenheiro Vinicius Marchese foi empossado como o novo presidente do Conselho Federal de Engenharia, Agronomia e Geociências (CONFEA) para o triênio 2024-2026. A cerimônia, que contou com a presença de importantes figuras do setor de engenharia, agronomia, geociências e representantes do governo, marcou o início de uma nova era para o Conselho e para os profissionais da área.

Compuseram a mesa: o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente do CONFEA, Vinícius Marquesi; o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth; o deputado federal e anfitrião Raniery Paulino; a deputada federal Marussa Boldrin; o ex-presidente e Conselheiro federal Joel Krüger e a Coordenadora do Colégio de Presidentes do CREA e presidente do CREA/AL Rosa Tenório.

Marchese, que anteriormente liderou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), foi eleito em um processo que destacou sua visão progressista e compromisso com a inovação no setor. Durante seu discurso de posse, o novo presidente enfatizou a importância da união entre os profissionais da área para enfrentar os desafios contemporâneos, como a sustentabilidade, a inovação tecnológica e a educação continuada.

“Eu apertei a mão de cada um de vocês porque esse compromisso vale mais do que qualquer documento. Pode ter certeza que eu vou trabalhar por vocês. Meu coração está no sistema, eu vou acordar mais cedo porque eu a responsabilidade aumentou e vou trabalhar até mais tarde, porque a gente vai entregar um Sistema muito melhor,” afirmou Marchese .

Ele também destacou a necessidade de modernizar as normativas do conselho, para torná-lo mais eficiente e alinhado às demandas atuais do mercado e da sociedade.

A cerimônia contou também com a presença do ex-presidente do CONFEA, Joel Krüger, simbolizando a transição e a continuidade da instituição. Representantes de associações de classe, universidades e outras entidades do setor expressaram otimismo com a nova gestão, esperando que ela traga avanços significativos para a engenharia e agronomia no Brasil.

“Nós  precisamos de velocidade, inovação, mudança, discussão das políticas públicas, articulando com o governo federal, com os governos estaduais, com o Congresso Nacional, mas principalmente com as lideranças do nosso Sistema profissional.  Eles foram a minha sustentação e serão a tua sustentação e de todos os projetos que você precisar implementar e que serão com certeza a validade de nosso Plenário, além de articular com os nossos presidentes dos CREAS. Vamos desenvolver nosso país”, pontuou o ex-presidente e atual Conselheiro, Krüger.

Durante a solenidade, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, reforçou o vínculo entre a esfera política e as profissões técnicas, essenciais para o desenvolvimento do país.  “O Brasil não pode deixar uma desindustrialização, porque agrega valor. Tudo é indústria.  Nós precisamos  muito da engenharia, de uma neoindustrialização  inovadora. Precisamos estimular a pesquisa de desenvolvimento e inovação. Uma indústria sustentável, verde, descarbonizadora, que vai crescer de energia solar, energia eólica, hidrogênio de baixo carbono com potencial impressionante”.

Inovação no cenário nacional e internacional

O deputado Raniery Paulino manifestou seu apoio e comprometimento com a engenharia e a agronomia brasileira ao colocar o seu gabinete à disposição do presidente recém-empossado. “Vinícius Marquese tem sido dinâmico, ágil, pontual. É o que todos nós sempre admiramos. Nós estamos aqui com o nosso gabinete inteiramente à disposição. O Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA tem quase 1,3 milhão associados, 400 mil empresas. É um Sistema gigante”.

Em concordância, a deputada Marussa Boldrin expressou seu apoio à união de esforços para a valorização das categorias profissionais representadas pela entidade. Em seu discurso, a parlamentar destacou a importância da colaboração entre o legislativo e o conselho para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento sustentável do país. “São inúmeros os desafios e problemas que o nosso país tem. Com a nossa Frente Parlamentar e o trabalho  com o Vinícius  nós vamos avançar na nossa valorização”.

Enfatizando a importância de abraçar mudanças e inovações, a Coordenadora do Colégio de Presidentes do CREA e presidente do CREA/AL Rosa Tenório, salientou que as propostas do presidente representam um passo significativo para modernizar práticas, promover a sustentabilidade e incentivar a adoção de novas tecnologias no setor. “O Vinícius tem ideias inovadoras, mas mais do que isso, ações transformadoras. Sim, transformar sempre foi a sua vocação, Vinícius. Reafirmo a nossa confiança no seu trabalho e a certeza que teremos muitas entregas para os nossos profissionais no Brasil”.

O vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, também expressou confiança na capacidade do novo presidente em conduzir uma administração eficaz e voltada para a valorização dos profissionais do setor. “Eu não tenho dúvida nenhuma que você oferecerá para a Classe cada vez mais ferramentas para ajudar a construir um país melhor”.

ASCOM IMAGINE ACREDITE

você também pode gostar...