Nessa quarta-feira, 9, o Ministério da Cidadania deu um passo importante ao enfrentamento às drogas no país. Por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) junto ao Instituto dos Juristas Cristãos do Brasil (IJCB). Esse acordo de cooperação técnica tem por objetivo fortalecer ações nas áreas de prevenção ao uso de drogas, cuidado e tratamento de pessoas com dependência química, bem como a reinserção social desses indivíduos.
Em entrevista exclusiva ao portal ImagineAcredite, o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, comemora a parceria. “É muito importante que esse Acordo de Cooperação Técnica aconteça nesse momento, pois visa o fortalecimento das parcerias, buscando melhorias normativas, legislativas, jurídicas, para que assim, possamos ter ações cada vez mais efetivas ao enfretamento às drogas. O Brasil é muito importante”, garante.
A Senapred e o IJCB já vêm realizando ações em conjunto como, por exemplo, o enfrentamento a ação que vem correndo no Supremo Tribunal Federal (STF), que trata da descriminalização das drogas no Brasil. “Aquela ocasião, a Senapred e o IJCB trabalharam buscando estratégias de enfretamento a essa situação no STF, buscando então fazer com que as drogas não sejam descriminalizadas no país”, pontua Dr. Quirino.
Uma outra frente de ação é o fortalecimento das Comunidades Terapêuticas (CTs), que faz parte do rol de ações do governo federal. O IJCB, historicamente, vem trabalhando na assessoria jurídica dessas entidades e junto ao Poder Público para adequações normativas, buscando então o fortalecimento das Comunidades Terapêuticas em todo o país.
Por Ascom Imagine Acredite