Senado celebra Dia Mundial do Desporto Olímpico

O Senado Federal celebrou, na tarde de hoje (23), o Dia Mundial do Desporto Olímpico, em reconhecimento à importância do esporte na promoção da paz, união e excelência. A sessão especial atende a requerimento (RQS 51/2023) da senadora Leila Barros (PDT-DF) e outros parlamentares.

Participaram da mesa o embaixador do Japão, Hayashi Teiji; a secretária-executiva do Ministério do Esporte, Juliana Agatte; o diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil, Rogério Sampaio; e o representante da Organização Atletas pelo Brasil, Rui Campos.

A solenidade realizada no Plenário do Casa reuniu parlamentares, autoridades, atletas, dirigentes esportivos e representantes de entidades que atuam no esporte. A convite, o jornalista e fundador da ImagineAcredite, Sérgio Botelho Junior, esteve presente.

“Hoje, além de ser o Dia Mundial do Desporto Olímpico, é o Dia do Atleta Olímpico. A data de hoje nos leva a refletir o significado do esporte, seus valores e sua capacidade única de unir as pessoas e as nações. Os Jogos Olímpicos são a união global, onde atletas de diversos países se unem para competir e representar suas nações, com talento, força e determinação e o testemunho do espírito humano da capacidade de superação. Porém, é importante entender que os Jogos Olímpicos são muito mais que uma competição. Representam a celebração de princípios universais, como igualdade, justiça e respeito”, declarou a senadora Leila Barros.

Durante a sessão, foram realizadas homenagens a atletas brasileiros que se destacaram nas últimas edições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e foram discutidos temas relevantes para o esporte brasileiro, como o investimento na formação de atletas, a valorização dos profissionais do esporte e a importância de políticas públicas que incentivam a prática esportiva em todas as ligas da sociedade.

“O esporte é para todos. Nosso objetivo é o desenvolvimento humano, a transformação social por meio do esporte no tripé baseado na influência política de esporte, geração de conhecimento e mobilização e comunicação. Está provado o que traz medalhas e melhorias de vida para saúde por meio do esporte é uma boa e transparente gestão e não só treinamento”, observa Rui Campos. “Os atletas servem como inspiração para crianças, jovens e nossa sociedade”, complementa o diretor-geral do COB, Sampaio.

Na oportunidade, o governo federal firmou o compromisso com o Poder Legislativo, com os Comitês, Confederações, Federações, Dirigentes, atletas e sociedade para a promoção do esporte e a necessidade de políticas públicas consistentes que garantam o acesso ao esporte de qualidade para todos os cidadãos. “O esporte tem avançado e é necessário estabelecer os critérios para que de fato, a partir do plano nacional, a gente consiga ampliar a base de praticantes de atividades físicas e de esporte”, pontua a secretária-executiva Agatte.

A data serve como um suporte de que o esporte vai além das competições e medalhas, sendo um poderoso instrumento de inclusão, integração e valores obrigatórios. “O esporte fortalece as relações”, diz o embaixador Hayashi Teiji.

ASCOM IMAGINE ACREDITE

Assista o evento completo

você também pode gostar...