Orçamento da SENAPRED para 2022 exige articulação e unidade entre todos os gestores de CTs, parlamentares e Governo

Não é novidade que ao assumir o Ministério da Cidadania, João Roma, vem lutando, junto com sua equipe ministerial, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, a Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas, as Federações e os parlamentares, para garantir R$ 340 milhões necessários para a manutenção e contratação de novas vagas habilitadas pelo Edital 17/2019 para o acolhimento e tratamento em comunidades terapêuticas das pessoas que sofrem com o flagelo das drogas.

Com a votação do Orçamento para 2022 marcada para a próxima segunda-feira, 20, a Senapred pede o apoio de todos os líderes e fundadores das CTs para articulações com os parlamentares que compõem a Comissão Mista de Orçamento. Vale ressaltar que o relator-geral do Orçamento, deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) já sinalizou, após várias reuniões para debater o tema, parecer favorável.

Segundo o Senapred, Dr. Quirino Cordeiro, se não houver previsão orçamentária suficiente os contratos atuais podem sofrer com a falta de recurso. “É muito importante que as CTs e todos que trabalham buscando avançar na oferta gratuita de cuidado aos dependentes químicos possam trabalhar pra garantir essa quantidade de orçamento pra que todas as vagas possam ser contratadas, o que faria com que a Senapred consiga contratar cerca de 24 mil vagas no país”, explica em entrevista exclusiva ao jornalista Sérgio Botelho Júnior.

Solenidade

Reconhecidas pelo governo federal como serviço essencial, os investimentos em ações estratégicas e o aumento no número de vagas são destaque da atual gestão. E para comemorar, na próxima terça-feira, 21, às 10h, haverá uma solenidade no Ministério da Cidadania. Atualmente, a Senapred financia 17.300 vagas, em cerca de 500 CTs.

“No ano de 2018, entre a atual gestão do governo federal, havia contratação de cerca de 2.900 vagas. Em 2019, houve um aumento pra cerca de 11 mil vagas. Agora há um novo aumento no final de 2021, passando para cerca de 17.300, um aumento de 6.300 vagas, ou seja, há um salto de 12.900 vagas para cerca de 17.300 vagas. Com esse aumento, o governo federal vai financiar cerca de 700 vagas. Entretanto, o objetivo do governo é expandir o número de vagas, saltando dessas 17.300 pra cerca de 24 mil vagas. E para que seja atendido na sua integralidade, há necessidade de um orçamento maior do hoje a Senapred expõe, de R$ 340 milhões”, pontua o Senapred.

ASCOM Imagine Acredite

você também pode gostar...