Comunidade Terapêutica Lar da Paz resgata sonhos adormecidos dos acolhidos

Caros leitores, a ImagineAcredite faz uma pergunta reflexiva: Já imaginaram quantas pessoas têm seus sonhos roubados por causa das drogas e são crucificadas pela sociedade que não estende a mão para ajudar? Infelizmente, a falsa ilusão do prazer compromete a vida de milhares e milhares de brasileiros diariamente. São inúmeros fatores que levam um cidadão a enveredar pelo caminho da drogadição.

Mas, calma. Há uma solução para resgatar a vida dessas pessoas. As Comunidades Terapêuticas espalhadas pelo país que oferecem o acolhimento voluntário, tratamento humanizado e reinserção social de forma digna. A exemplo, o Centro de Ressocialização Lar da Paz, fundado em 2000, que já salvou mais de 2.056 vidas por meio de tratamento baseado em princípios bíblicos, educação, formação profissional, além de trabalhar a saúde física e mental. A duração é entre 9 a 12 meses.

“Dividimos em 3 etapas de tratamento. A primeira é a desintoxicação, ajudamos o indivíduo na sua compulsão. A segunda etapa é a conscientização, trabalhamos com o acolhido nas questões comportamentais e as obsessões ao uso por meio do autoconhecimento e autoavaliação. Já a terceira é a reinserção social e familiar, onde buscamos a reconstrução dos laços familiares e de capacitação do acolhido para o mercado de trabalho”, explica o Diretor e Presidente Claudeir Ferreira Zanholo, mais conhecido como Tito.

Na entidade são oferecidos cursos de forma alternada, entre: mecânica de moto, pães e pizzas, bombeiro hidráulico, ateliês de artesanatos, curso de jardinagem, pedreiro, marceneiro, carpintaria, horticultura e psicultura.

Chamado de Deus para ajudar ao próximo

A história de Tito é emocionante. Para que não o conhece, não sabe as batalhas que a vida já impôs. Ainda na pré-adolescência, aos 11 anos de idade, se tornou dependente químico. Situação que perdurou por 9 anos, quando foi acolhido com amor e cuidado na CT Desafio Jovem Peniel de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, em 1990. Já no processo de recuperação, seu coração foi tocado por Deus para retribuir todo carinho que estava recebendo.

“O tamanho da graça e cuidado acabou me despertando o desejo de fazer parte da equipe, dar de graça aquilo que eu recebi de graça. Depois de 2 anos me tornei o diretor do Centro Terapêutico e sai de lá pra montar uma CT no Ceará, porque na época eu tinha ouvida falar da carência que existia no estado. Então surgiu o Centro de Ressocialização Lar da Paz, em 2000. O que nos motiva é um Poder Superior, maior que nós mesmo, é algo tão divino e maravilhoso que não pode ficar guardado. O que me motiva é o amor por vidas, o amor gera atitude e o desejo enorme de não passar pela história sem deixar nossa contribuição”, afirma.

Para Tito, homem de muita fé, o maior que milagre que viveu foi a sua recuperação, resgatando a cidadania, a autoestima, bem como o convívio familiar e social. “Há 32 anos eu estava chegando em uma Comunidade Terapêutica, eu não poderia imaginar que aquele lugar teria um impacto tão forte em minha vida. Que me faria permanecer por 32 anos vivendo uma constante evolução e vendo transformações de muitas vidas, através de um trabalho humanizado. É possível viver sem drogas, a recuperação é uma realidade”, pontua.

CTs ganham protagonismo

Em quase quatro anos de governo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, mostrou que veio para mudar a história das pessoas que sofrem com o flagelo das drogas. Reconhecendo as CTs com serviço essencial na recuperação dos adictos, o governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, investiu mais de R$ 193 milhões para financiar mais de 17 mil vagas de acolhimento para pessoas que buscam a recuperação.

“Gostaríamos de deixar registrado nossa gratidão pela coragem, ousadia e o empenho de um governo para ajudar os menos favorecidos. Agradecemos o Governo Federal pelos profissionais, pela estrutura, pela capacitação e apoio que temos hoje. Sem a nova política não conseguiríamos exercer um trabalho de qualidade, amor, cuidado e com tanta relevância”, agradece Tito.

.

Ascom ImagineAcredite

você também pode gostar...