Casa do Menor celebra a formatura de mais de mil jovens em cursos profissionalizantes

A Casa do Menor São Miguel Arcanjo realizou na tarde dessa quinta-feira, 7, a formatura de 1 mil jovens que concluíram os cursos profissionalizantes oferecidos pela entidade. A solenidade ocorreu no Centro Cultural, na Baixada Fluminense – Rio de janeiro, e reuniu os fundadores Renato Chiera e Lúcia Inês, autoridades locais, familiares, o jornalista Sérgio Botelho Junior, assessor de Comunicação da Casa do Menor e fundador da revista Imagine Acredite, e mais de 3 mil pessoas que apreciaram as apresentações artísticas e culturais organizadas pelos jovens acolhidos.

O projeto é apoiado pelo governo federal, por meio dos Ministérios da Cidadania e Turismo, parlamentares e empresários. Com as emendas são promovidos os cursos de Gastronomia, Confeitaria e Panificação, Elétrica Predial, Barbeiro, Mecânica de Auto, Informática, Designer Gráfico, Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos.

Durante a cerimônia, o padre Renato Chiera lembrou que há 36 anos sentiu o chamado de Deus para fundar a obra social, com o objetivo de acolher e transformar a vida de milhares de jovens carentes pelo Brasil, oferecendo a cada um a oportunidade de escrever uma nova história longe da criminalidade.

“Tudo isso que está acontecendo não é mérito meu. É luta de todos nós. A Casa do Menor é a família que cura, porque o amor cura. Nós temos tantos sofrimentos, tantas carências, tantas feridas na nossa juventude por falta desse útero família, desse útero comunitário. Nossos espaços são a alegria de viver. Quando a pessoa se sente amada, começa a existir. Nós ajudamos as pessoas a descobrirem que têm uma missão no mundo”, diz padre Chiera.

Para celebrar a espiritualidade, o padre João Vitor leu o evangelho do dia e o bispo Dom Gilson Andrade fez a homilia, reforçando que temos que estar em constante ligação com Deus, atendendo ao seu chamado, praticando o dado do amor e a palavra do dia. “Quando uma pessoa diz sim a Deus, não só ela ganha, mas todos. Quando a gente se gasta por Deus e pelo outro, a juventude é sempre renovada, vale a pena”.

“É um momento de muita alegria, onde nós podemos reforçar os sonhos desses jovens ou até mesmo despertar os sonhos de uma juventude que não tem oportunidade nenhuma. Então, quando apresenta uma oportunidade de uma profissionalização, de uma formação e que eles conseguem chegar até o final e receber o certificado é um momento fantástico”, pontua Lúcia Inês.

Após a entrega de certificados, o padre Ivo Gomes abençoou os formandos que começam uma nova jornada profissional. O coordenador do Desenvolvimento Comunitário Stefio e a Assistente Administrativa de Profissionalização Tamires fizeram a apresentação da formatura e Débora Lopes foi a responsável pela transmissão ao vivo.

Estiveram presentes a Subsecretária de Cuidados Especiais da Casa Civil, Verônica Legentil; o Superintendente Terapêutico do Estado, Douglas Manassés; o Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade; o Bispo mérito da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin; os padres da paróquia João Vitor, Daniel e Ivo; deputados federais e estaduais e vereadores do Rio.

Todo o evento pode ser assistido pelo link abaixo:

https://www.facebook.com/CasadoMenorSaoMiguelArcanjo/videos/1952217671776238/

ASCOM ImagineAcredite

você também pode gostar...