O mercado de educação à distância está a todo vapor e a tendência é que esse crescimento se mantenha nos próximos anos. Por isso, muitos empreendedores estão interessados em saber como abrir uma faculdade EAD.
De acordo com dados recentes do Censo da Educação Superior 2020, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), o número de novos matriculados em cursos EAD superou a quantidade de novos alunos na modalidade presencial.
Para tanto, é preciso montar um sólido planejamento de negócio; criar um polo presencial para sua faculdade EAD; definir as estratégias para captação de alunos; e contratar uma plataforma especializada em ensino a distância.
Posteriormente, como o Ministério da Educação é o órgão responsável por credenciar e autorizar as instituições de ensino no país, dentre outras atribuições, é precisofazer o credenciamento da faculdade ou instituição de curso técnico que você quer abrir. Em seguida, deve solicitar a autorização do MEC para ofertar os cursos que você deseja.
Somente depois que as operações estiverem em andamento é que você pode solicitar que o MEC reconheça os seus cursos. Todo esse trâmite leva tempo e requer a apresentação de uma série de documentos.
Sendo assim, você deve apresentar o projeto pedagógico da instituição, a grade dos cursos ofertados, os conteúdos a serem ministrados em cada disciplina, a quantidade de vagas para alunos e quais serão as atividades presenciais.
Além disso, é preciso também comprovar a regularidade jurídica e fiscal da instituição e apresentar o organograma e o corpo docente da faculdade.
Diferença entre Curso Técnico e Faculdade
As principais diferenças entre graduação e curso técnico são com relação à duração e ao foco profissional. A graduação (nível superior) tem duração média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os dois. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de dois meses a três anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.
Re-Saber
O Sistema Nacional de Reconhecimento e Certificação de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber, no âmbito do Ministério da Educação, é um sistema de certificação profissional gratuito, visando atender trabalhadores que detêm saberes e competências desenvolvidos ao longo da vida, fora do ambiente escolar formal, legalmente instituído no Brasil.
Tem como objetivo atender às demandas por certificação profissional do trabalhador, promover a inclusão socioprodutiva e incentivar a continuidade de estudos para a elevação da escolaridade. Já os benefícios são certificação profissional de trabalhadores; diminuição da informalidade; inclusão socioprodutiva; elevação da escolaridade; aumento do número de matrículas na Educação Profissional e Tecnológica.
Financiamento
As instituições de ensino superior privadas e filantrópicas podem aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para atender bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Acesse o Manual do MEC aqui
Acesse o Credenciamento de Curso Técnico aqui
Acesse o Credenciamento de Faculdade EAD aqui
Acesse o Re-Saber aqui
Acesse o FIES aqui
ASCOM ImagineAcredite com apoio do MEC e EAD Plataforma