Bia Kicis se reúne com representantes de CTs em Brasília

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) se reuniu hoje com líderes de 26 Comunidades Terapêuticas do Distrito Federal e entorno, na ABBA PAI, em Ceilândia. Ela chegou ao evento acompanhada pelos assessores parlamentares e o ex-secretário do DF e psiquiatra Dr. Leonardo Moreira, que trabalha com dependência química e, junto ao mandato da deputada Bia Kicis, faz a ponte com as CTs. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

Kicis chegou ao local por volta de 11h e concedeu uma entrevista exclusiva ao ImagineAcredite. Para ela, as Comunidades Terapêuticas são importantes para o processo de tratamento e reinserção social dos dependentes químicos. “Acho que essas comunidades dão força para as pessoas, sozinha é muito difícil às vezes a gente enfrentar obstáculos, dificuldades na vida, mas quando a gente se une fica muito mais leve. Então eu acredito muito no trabalho das comunidades terapêuticas”, destaca. Ela ainda reforçou seu compromisso com as CTs prometendo ajuda com emendas parlamentares. Após a entrevista ela se reuniu com todos para almoçar e foi embora.

O Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Dr. Quirino Cordeiro, avaliou a presença da Bia Kicis como positiva, pois ela sempre esteve presente apoiando e dando suporte ao governo no combate às drogas. “Ela teve um papel importante de enfrentamento, se posicionando contra o Projeto de Lei 399/2015, que tinha no objetivo claro a liberação da maconha no Brasil, ou seja, a deputada tem atuado de maneira importante na construção de uma sociedade efetivamente protegido das drogas e dando suporte para as ações do governo federal contra as drogas”, avalia.

Dr. Quirino completa dizendo que a deputada começa a realizar um trabalho importante, junto as comunidades terapêuticas. “Nós temos trabalhado, junto com a sua assessoria, pra realizarmos projetos de apoio a essas entidades no Distrito Federal em parceria com o psiquiatra Leonardo Moreira. Com isso tenho certeza absoluta com a participação da deputada Bia Kicis e toda a sua equipe no apoio as ações do governo federal, no enfrentamento às drogas e agora com apoio as comunidades terapêuticas, a política pública sobre drogas no Brasil sem dúvida alguma vai ficar cada vez mais fortalecida”, comemora.

Já o psiquiatra Dr. Leonardo, que trabalha com dependência química, disse que as CTs foram perseguidas por muitos anos e que hoje desenvolve um trabalho fundamental e essencial tanto para os usuários de drogas, quanto para as famílias. “A gente não pode dar nenhum passo atrás. Não vamos voltar atrás, vocês já viveram isso e eu vivi com vocês. Eu sei que agora a gente precisa de alguns anos para fortalecer essa mudança”, enfatiza.

Questionado sobre as políticas públicas feitas pelo governo Bolsonaro, como abstinência, aprovação da PLC 37, o marco regulatório, o aumento do número de vagas, o apoio aos grupos de mútua ajuda, ele foi enfático ao afirmar que teve um grande ganho, que desde a transição. “Sentamos eu, Adalberto e Quirino, a gente conseguiu junto com apoio do Osmar Terra, junto com a carta branca que o presidente Bolsonaro nos deu, de falar um não definitivo a legalização das drogas, a mostrar que a ciência fala que a abstinência é o caminho de mudança de vida, de recuperação e que um outro caminho levava a comunidade e as famílias para um buraco ainda maior”, observa.

O psiquiatra ainda elogiou as parcerias entres as CTs em prol dos dependentes e disse que a gestão atual é mais limpa da questão ideológica e partidária, tendo como pressuposto a ciência. Para ele, já é hora das CTs terem um lugar de destaque. “Um lugar que recupera vida e merece todo apoio tanto governamental, quanto da sociedade civil organizada”, opina.

Em entrevista ao ImagineAcredite, Georlando Góes (fundador da ABBA PAI), disse que esse encontro representa o início da união e de uma identidade igualitária com as Comunidades Terapêuticas, já que todas têm o mesmo propósito que é salvar vidas do mundo das drogas e isso significa fortalecer os laços. “Não pode ter divisões, nós trabalhamos a mesma forma cuidando daquilo que é mais importante que se chama vida, dando amor, carinho, respeito e precisamos estarmos juntos nesse momento, junto nesse processo de recuperação aos dependentes químicos, alcoólatras e familiares”, pontua.

Perguntado sobre a opinião da importância da presença da deputada, ele garante que é uma nova era no meio político em defesa das comunidades. “Eu creio que ela vai ser uma grande parceira para nos protegermos, né, fortalecermos esse laço para que nós possamos, junto com ela, adquirir essa confiança para darmos condições melhores para os acolhidos. Com a presença dela, aqui dentro hoje, as comunidades irão receber recursos através de emendas e parceria com órgãos públicos, para se tornarem autossustentável. E que ela continue tendo esse olhar específico para nós, porque nós somos esquecidos e hoje eu creio que esse marco que está sendo levantado é de suma importância. É algo bem divino, é algo de Deus”, finaliza.

Ascom ImagineAcredite

Georlando Goes, em momento de oração com os participantes do encontro

você também pode gostar...