Ação Interministerial visa fortalecer o tratamento ofertado pelos Hospitais Psiquiátricos aos dependentes químicos

O governo federal lançou hoje, 24, o programa “Fortalecimento das Residências em Saúde”, com ênfase em Psiquiatria nos Hospitais Psiquiátricos. O curso de capacitação é fruto da parceria firmada entre os Ministérios da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, e o da Saúde, e foi elaborado junto a Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo é melhorar e fortalecer as ações de cuidado e tratamento ofertados pelas instituições, tendo em vista que essas integram a Rede Assistencial destinada à recuperação de pessoas que sofrem transtornos mentais e dependência química.

Além disso, busca valorizar os residentes, preceptores, corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência, por meio de ações de qualificação, concessão de incentivos e apoio institucional às instituições proponentes de programas de residência em saúde, em especial nas regiões prioritárias do Sistema Único de Saúde, consequentemente, contribui de maneira qualitativa no ensino e na formação de novos especialistas, bem como na produção científica no país.

O ensino é a distância e a carga horária é de 12 horas. A princípio serão ofertadas 50 mil vagas destinadas a profissionais ou instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), instituições privadas sem fins lucrativos, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais com potencial para criação, reativação ou reestruturação de programas de residência.

“A ideia desse trabalho em conjunto é que possamos ofertar cada vez mais serviço de qualidade nesses hospitais, norteados por evidências científicas para que se traduza em cuidado de qualidade para população. Nós, do Governo Federal, nesses últimos anos, temos realizado ações concretas buscando ajudar as pessoas que sofrem com transtornos mentais e dependência química. Nós vamos trabalhar cada vez mais para que as instituições possam criar programas de Residência Médica, formar psiquiátricos, para que possamos aumentar o número de pessoas habilitadas para cuidarem dos nossos pacientes”, diz o Senapred, Quirino Cordeiro.

Segundo o Coordenador-Geral De Residências em Saúde, Marcos De Sousa Ferreira, é importante reforçar as parcerias em prol da saúde mental dos cidadãos brasileiros. “É fundamental caminharmos juntos. Precisamos estar atentos aos sinais, porque começa com aquela depressãozinha, mas quando faz o somatório disso tudo é quando estabelece a agudização da situação, a instabilidade psíquica, seja no trabalho, na família”, alerta.

Durante a solenidade, a professora da UFG, Heliny Carneiro Cunha Neves, revelou que a região Norte é o local com menos oferta de curso de Medicina e também os Programas de Residência. “Por conta disso, iniciamos esse sistema de acompanhamento composto por uma metodologia fundamentada por meio de Manuais. A preocupação é tanto em abertura, no desenvolvimento e na manutenção desses programas”.

Para participar

Os requisitos para a Abertura de PRM, a Instituição proponente e executora deverá ser legalmente constituída; constituir Comissão de Residência Médica (COREME) e definir seu regimento e regulamento; definir os requisitos de qualificação e as atribuições dos profissionais da área de saúde; possuir copo docente capacitado e com a titulação mínima exigida para atuar no PRM;

Elaborar projeto pedagógico de programa, informando o número de residentes (vagas), objetivos gerais e específicos, conteúdo programático e demais elementos acadêmicos pertinentes, inclusive metodologia de avaliação; e dispor de serviços de saúde básicos e de apoio para atendimento de pacientes.

O participante irá conhecer os atores e o panorama de leis, portarias e normativas que se aplicam a todos os PRMs no Brasil, assim como as atividades primordiais para criação de um PRM e como preparar e submeter uma proposta para solicitação de autorização desse tipo de programa de residência.

Mais informações, acesse: https://www.unasus.gov.br/

ASCOM IMAGINE ACREDITE

você também pode gostar...