Valquíria Uchoa larga o emprego no TJ-PB para abrir uma CT, após ver sua sobrinha mergulhada nas drogas

Já parou para imaginar quantas pessoas no Brasil sofrem com a dependência química, em especial as mulheres, que buscam se reinserirem na sociedade sem sofrer preconceito? O que seriam dessas pessoas se não existissem as comunidades terapêuticas que são responsáveis pelo acolhimento e tratamento humanizado. A ImagineAcredite apresenta aos caros leitores a Comunidade Missão Resgate, fundada por Valquíria Uchoa, em 2006, com o objetivo de resgatar o protagonismo das mulheres adictas.

Localizada no Jardim Nossa Senhora das Neves, bairro Centro, na cidade do Conde, Paraíba, a entidade acolhe as mulheres e crianças vítimas da drogadição de forma voluntária, com apanhamento assistencial e psicossocial, em um espaço de 20 mil metros quadrados, com estrutura para acolher 160 pessoas, ateliê de corte e costura, auditório, cozinha industrial, esporte e informática. Além disso, as acolhidas contam com supletivo e curso superior e trabalham a espiritualidade.

“Nesses 15 anos, nós já acolhemos mais de 2 mil mulheres, e mais de 1 mil hoje tem a vida transformada. Nós trabalhamos especialmente com a ressocialização no mercado de trabalho e a reintegração familiar. Então, nós damos a ferramenta pra que elas possam sair daqui com uma formação, com uma profissão. Por meio da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, e das parcerias, nós ofertamos cursos profissionalizantes nas áreas de gastronomia, costura, beleza e informática. Então 90% das acolhidas quando recebem alta, já saem daqui qualificadas para ter o seu próprio negócio. Elas têm uma vida normal como se tivessem lá fora, só que de maneira saudável”, explica a fundadora.

Chamado de Deus

Segundo Valquíria, a Missão Resgate surgiu após uma sobrinha se envolver com as drogas e é nesse momento que ela dá o sim para a missão que Deus a confiou. “Nós procuramos um lugar que não fosse tão longe e que tivesse uma equipe comprometida. Na época, a gente só conseguiria fora do estado. Então Deus tocou muito forte em meu coração para ajudar as mulheres e isso mudou a minha vida, o meu olhar para o ser humano. Eu era funcionária do Tribunal de Justiça da Paraíba, pedi a exoneração e toda a minha família me apoiou. Nós nos mudamos para o projeto, minha mãe que é enfermeira se aposentou e trabalha comigo, minha irmã também. Então, hoje o que eu tenho de melhor na minha vida é resgatar mulheres através da Missão Resgate. Eu me encontrei como pessoa e como profissional”, diz emocionada.

Aos 51 anos, Valquíria se dedica exclusivamente a instituição e revela como se inspirou na escolha do nome. “Eu tenho em meu coração o sonho de resgatar vidas, de ajudar pessoas a construir uma nova história. Então isso significa, pra mim, o resgate da vida que estava perdida, o resgate dos sonhos que estavam adormecidos. Significa você sim pode ter uma nova história. Vale a pena investir em vidas porque vida não tem preço. Se apenas uma das acolhidas que passam aqui por ano conseguir mudar a sua vida, então já valeu a pena”.

Nova PNAD

Desde que assumiu o governo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, se comprometeu em salvar a vida dos cidadãos brasileiros das drogas. Prova disso, são os investimentos em ações estratégicas, como o aumento no número de vagas financiadas em CTs para recuperar os dependentes químicos. “Nós nunca tivemos um presidente e um ministro, João Roma, tão comprometidos e que se preocupam tanto com o ser humano. A avaliação que eu faço é que Deus verdadeiramente é um Deus de resposta nas comunidades terapêuticas. Só na Missão Resgate, o governo federal financia 50% das vagas pela Senapred. Além disso, nós temos parcerias com o governo estadual e agora esse ano, pela primeira vez, nós conseguimos com o municipal”.

Conheça mais a instituição

Caros leitores, conhecem alguma mulher que sofre com a dependência química? A Comunidade Missão Resgate oferece o tratamento gratuito. Para mais informações, é ligar para os números (83) 988831838 ou (83) 991236271, e seguir na rede social Instagram @missaoresgatepb. A mensagem que eu deixo é que não desistam porque Deus sempre dá a última palavra. E a última palavra sempre é de vitória. Vale a pena lutar, persistir e nunca desistir nunca”, finaliza.

ASCOM IMAGINE ACREDITE

você também pode gostar...