Com o objetivo de fortalecer a nova Política Nacional sobre Drogas nos municípios, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, recebeu em seu gabinete o Vereador de Monte Sião (MG), Juninho Zucato, e o Diplomata e Capelão Internacional, João Rosa, onde discutiram ações de redução de demanda de drogas, o financiamento para o tratamento digno de dependentes químicos na comunidade terapêutica Reavida, credenciada no governo federal no último edital, além de propor um ambulatório, junto ao Ministério da Saúde, para o tratamento da Saúde Mental.
“A Senapred tem buscado levar as ações para os municípios. O Governo Federal já vem trabalhando nesse sentido como, por exemplo, através do Acordo de Cooperação Técnica que realizamos com a Confederação Nacional de Municípios. Mas tendo o contato direto com os vereadores, com os prefeitos das cidades, isso é muito importante porque isso ajuda de maneira que as nossas ações possam efetivamente impactar de maneira positiva na vida das pessoas que vivem nos municípios”, destaca o secretário, Quirino Cordeiro.
Sendo recebido pela primeira vez na Secretaria, o Vereador garantiu que a reunião foi produtiva e elogiou o trabalho do Secretário, visto que abriu as portas para ajudar a comunidade terapêutica do município a salvar vidas. “Foi um prazer ser recebido pelo Dr. Quirino Cordeiro, um orgulho imenso poder tratar de uso e prevenção de drogas do município de Monte Sião. Foi uma visita muito singular, onde a gente tratou de alguns casos de demandas que Monte Sião vem sofrendo há muito tempo e com essa abertura de portas, através do secretário Quirino Cordeiro, a gente possa ter esse acalento maior pra nossa cidade”, pontua.
Na oportunidade, Zucato ainda explicou por que seu mandato em prol dos dependentes químicos tem uma forte ligação com sua vida pessoal. “A gente sabe que existe a diretoria do Reavida com o João Venâncio, a vereadora Angélica que também do corpo clínico da instituição. Mas eu quero dizer a população que a questão dos adictos, ela vem de encontro comigo uma vez que, todos sabem, tive um irmão dependente de drogas, graças a Deus hoje está limpo há alguns anos. Então é uma causa que me chama atenção e eu não vou, enquanto estiver Vereador, abandonar esse acalento para aos drogados que dependem do tratamento da dependência química”, garante.
E quem vem desenvolvendo um trabalho em apoio aos dependentes químicos é o diplomata João Rosa. “Isso faz parte da diplomacia e da capelania, mas sempre trabalhei para ajudar as pessoas que passam por momentos difíceis e agora peguei isso como uma causa que não vou largar tão fácil de ajudar todos os dependentes químicos, tanto na atualidade como no pós-tratamento pessoal. Essa reunião foi muito importante fazendo essa parceria junto com o vereador, meu amigo, Juninho Zucato, onde vamos levar muito recurso pra Monte Sião”.
Ascom ImagineAcredite