Em 2019, o Governo Federal publicou a nova Política Nacional sobre Drogas e desde então vem realizando um trabalho em parceria com as comunidades terapêuticas de todo o país, com o intuito de fortalecer o segmento e facilitar cada vez mais o acesso das pessoas com dependência química a possibilidade de recuperação nessas entidades.
Nos últimos dois dias, o ministro da Cidadania, João Roma, e o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, juntamente com os deputados federais Francisco Junior e Eros Biondini, visitaram as unidades da Fazenda Esperança em Guaratinguetá e foram recebidos pelo fundador Frei Hans Stapel e pelo presidente da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas, Adalberto Calmon.
Na ocasião foi possível que as autoridades pudessem ter acesso ao importante e relevante trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas da Fazenda Esperança na recuperação de jovens com dependência química. Eles conheceram os jovens acolhidos nas unidades masculina e feminina, onde ficam as mães com os seus bebês. “Foi uma experiência bastante forte e emocionante poder vivenciar na Fazenda Esperança esse bonito trabalho, nessa excepcional obra que tem sido conduzida pelos profissionais desta entidade”, enaltece o Senapred.
Essa visita teve uma importância especial no momento delicado em que o Governo Federal tem buscado manter e ampliar o orçamento para o financiamento das comunidades terapêuticas, que vem prestando um importante serviço no país. “É o intuito do Governo Federal, do Ministério da Cidadania, do presidente Bolsonaro, do ministro João Roma, manter essas entidades financiadas, pra que possam, cada vez mais, cuidar de mais pessoas e com isso nós possamos enfrentar de maneira mais efetiva todos os problemas relacionados as drogas no Brasil”, garante o secretário Quirino Cordeiro.
Ascom ImagineAcredite