No último sábado, 16, a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract), fundada pelo saudoso Padre Haroldo Joseph Rahm, pioneiro em CTs no Brasil, e pelo prof. Saulo Montserrat, completou 31 anos contribuindo nas ações de prevenção, tratamento humanitário, recuperação, reinserção social e construção de políticas públicas. Com o objetivo de fortalecer, organizar, capacitar e assessorar as CTs, a Febract atua em parceria junto ao poder público em ações estratégicas à dependência química.
Durante esses anos, milhares de pessoas se beneficiaram pelas ações da Febract e mais de 60 mil pessoas foram capacitadas nos cursos oferecidos pela entidade. “Atualmente a FEBRACT comemora esse aniversário saboreando um grande incremento no número de alunos matriculados nos seus cursos e também um incremento muito expressivo no número de novas filiações. A FEBRACT comemora também 8 anos da cogestão do Programa Recomeço do Estado de São Paulo, um grande desafio onde a FEBRACT pôde mostrar uma outra face da sua competência, essa no campo da gestão”.
“Expresso meu profundo respeito, gratidão e alegria ao Padre Haroldo e ao Professor Saulo e a todos aqueles, que no decorrer desses anos contribuíram na construção dessa obra extraordinária, aos agentes públicos, nas esferas federal, estaduais e municipais. E aos que hoje estão à frente da FEBRACT, os membros do Conselho Deliberativo, à nossa Diretoria, aos membros do Conselho Fiscal, do Grupo Curador, dos Grupos de Trabalho e, especialmente, ao dedicado Time de Profissionais. A todos nós que temos a honra e a responsabilidade de levar a FEBRACT adiante, rogo para que tenhamos a humildade como valor e para que estejamos sempre unidos, numa comunhão de propósitos, de esforços, de saberes e de Almas”.
Cronologia
Segundo a instituição, a história da Febract começou ainda no início dos anos 80, quando Padre Haroldo foi a Nova Iorque a convite do então presidente da Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas, Monsenhor O’Brien, e lá conheceu a CT Day Top e a WFTC, Federação Mundial de comunidades terapêuticas. “Naquele momento, Padre Haroldo conheceu o conceito do modelo e método Comunidade Terapêutica inovadora para acolher dependentes químicos e oferecer um programa qualificado de recuperação às pessoas com transtorno por uso de substâncias psicoativas”.
Ao retornar para o Brasil, padre Haroldo implementou todo o conhecimento adquirido em sua viagem na sua instituição, a Fazenda do Senhor Jesus de Campinas. “Rapidamente dedicou-se a um outro projeto, de se aprofundar nos novos conhecimentos e difundir os conceitos da Comunidade Terapêutica no Brasil e na América Latina. Foi então que em 1988 fundou, juntamente com Padre Gabriel Mejia e outros tantos companheiros, a FLACT, Federação Latino Americana de Comunidades Terapêuticas, e dois anos depois, em 1990 juntamente com um grupo de pessoas muito dedicadas à missão da recuperação de dependentes do uso de drogas no Brasil, fundou a FEBRACT, Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas”.
Ascom Imagineacredite