A 13ª Semana Municipal de Políticas sobre Drogas foi realizada com grande sucesso em João Pessoa, capital da Paraíba. O evento, que ocorre anualmente, visa promover o debate, a conscientização e a busca por soluções efetivas para o problema das drogas na sociedade e a importância das comunidades terapêuticas no processo de recuperação dos brasileiros que sofrem com a dependência química.
No dia 5 e 6 de junho, representando o governo federal, Sâmio Falcão, Diretor do Departamento de Apoio às Comunidades Terapêuticas, do Ministério de Desenvolvimento Social, fortaleceu o engajamento e a cooperação entre os diferentes níveis governamentais. Com uma programação extensa, a semana de atividades reuniu especialistas, profissionais da área, representantes de governos, organizações não governamentais e membros da sociedade civil.
O evento, organizado pela presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD-PB), Inise Machado, teve como tema “Drogas: Prevenir é Amar” e foi um espaço aberto para o diálogo, a troca de experiências e apresentação de boas práticas no combate a drogadição. O fundador da Imagine Acredite, jornalista Sérgio Botelho Junior, marcou presença.
“É importante que os Conselhos trabalhem essa Política no município e no estado para que, junto com o Governo Federal, possam contribuir na parte de monitoramento, de fiscalização, de acompanhamento e na execução das políticas, seja de prevenção, de acolhimento, de reinserção social. É de suma importância essa união, o momento é de união e reconstrução”, avalia o diretor Sâmio Falcão.
Valorização das CTs como parte fundamental para a recuperação
As comunidades terapêuticas têm sido destacadas como peças-chave no processo de tratamento e recuperação de pessoas em busca de uma vida livre das drogas. Essas instituições oferecem um ambiente acolhedor e promovem a reintegração social de forma digna e humanizada. Para tanto, necessitam de apoio com financiamento para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, ampliar o número de vagas disponíveis e a capacidade de atender efetivamente a população que necessita de ajuda, além de capacitar os profissionais e voluntários. No estado da Paraíba há cerca de 30 CTs, mas apenas 4 recebem recursos do governo federal, totalizando 127 vagas custeadas. A ideia é ampliar para 400 vagas.
Sendo assim, na companhia do Diretor do Programa de Políticas sobre Drogas do Governo da Paraíba, Tulio Polari, e do jornalista Sérgio Botelho Junior, o Diretor Sâmio Falcão visitou a Comunidade Terapêutica Abrace, do gestor Pastor Júnior; e a Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança Masculina – Padre Ibiapina, de Alhandra, responsável Rafael. Inclusive, nessa visita, as acolhidas da Fazenda feminina foram até o local para recepcionar o diretor.
“O estado da Paraíba está fazendo um trabalho muito bom no acolhimento das entidades que nós visitamos. Agora o que falta é fortalecer esse apoio a essas entidades porque a demanda é maior do que as vagas ofertadas. Vamos trabalhar na elaboração de um novo Edital para que possamos credenciar as entidades que ficaram de fora no último Edital, em 2019, que foram habilitadas, mas que não puderam ser contratadas, como a CT Abrace que recebe ajuda de colaboradores. Para isso, precisamos de orçamento, do planejamento e o lançamento desse Edital para fortalecer esse trabalho. O ministro Wellington Dias sempre teve esse olhar social de forma especial e é um desejo do presidente Lula acolher e dar oportunidade as pessoas necessitadas, restaurar a dignidade da pessoa humana”, explica o diretor Sâmio Falcão.
Agenda
O Diretor chegou à Capital paraibana no dia 5 de junho e foi recepcionado pelo jornalista Sérgio Botelho Junior e o Pastor Júnior da CT Abrace. No dia 6 de junho, após a participação na mesa de debate da 13ª Semana Municipal de Políticas sobre Drogas na Paraíba, ele concedeu entrevistas para a Rádio Arapuan – Programa 60 minutos, apresentado por Bruno Pereira, Rudney Araújo e Márcio Rangel; e para a TV Master – Programa Master News, apresentado por David Maia.
ASCOM IMAGINEACREDITE