Estão abertas as inscrições, até o dia 28 de fevereiro, para o Treinamento sobre Novas Substâncias Psicoativas (TraNSPor) por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso online, com carga horária de 80 horas e dividido por 6 módulos, visa capacitar 6 mil profissionais para atuarem com maior eficiência e rapidez nos processos de controle e repressão.
Segundo o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Luiz Roberto Beggiora, o Brasil é hoje o verdadeiro laboratório de estudo e pesquisa sobre a redução da demanda e da oferta de drogas não só para o país, mas para o mundo. “Organizações criminosas de diversos países veem no Brasil um terreno fértil e lucrativo para o tráfico nacional e internacional de drogas. Daí a importância da valorização dos profissionais que atuam na linha de frente e oportunizar capacitações de altíssima qualidade, como é o caso do TraNSPor que traz o conhecimento sobre os desafios e impactos de novas substâncias psicoativas as quais podem causar impacto na segurança pública e na saúde da população”, pontua.
A formação é destinada aos profissionais vinculados ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), em especial: peritos criminais vinculados ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP); profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nos setores de toxicologia, urgência e emergência; policiais e membros das Forças Armadas que atuam nas fronteiras, portos e aeroportos; profissionais que atuam em unidades aduaneiras; educadores dos sistemas público e privado de ensino e professores universitários.
Os cursistas que concluírem todas as atividades propostas no curso receberão o certificado digital de extensão universitária emitido pela UFSC. Vale ressaltar que esse é o terceiro curso do Projeto Mercúrio, o qual compreende uma parceria entre a SENAD e a Universidade voltada para o fortalecimento do SISNAD mediante o fornecimento de cursos que tratam de assuntos prioritários no contexto da nova Política Nacional sobre Drogas (PNAD).
Para fazer a inscrição, clique aqui.
ASCOM