Missionário leva esperança, educação e acolhimento para necessitados em Moçambique

Você já imaginou sendo um missionário em outro país, para levar o amor, a palavra de Deus às pessoas e promoção social que o local necessita? Se a resposta foi sim, pois bem! Vamos contar a história de um homem que teve sua vida mudada quando conheceu a proposta de colocar o Evangelho em prática por meio do Movimento dos Focolares, na Fazenda Esperança. De quem estamos falando? Do missionário Ricardo Oliveira, conhecido como Ricardinho.

Segundo ele, o que o deixava impressionado era ver tantas mudanças de vida que acontecia por meio da palavra de Deus. “Quando abriu a Fazenda da Esperança em minha região no Rio Grande do Sul, resolvi fazer uma experiência de 3 meses, em 1997, e tudo mudou, estou até hoje. Depois surgiu a oportunidade para ir até à África, mais precisamente em Moçambique, para fundar a Instituição no local”.

Ricardinho foi um dos primeiros missionários no continente, juntamente com os fundadores da Instituição, mais um grupo de jovens, homens e mulheres, da Fazenda Esperança de todo o Brasil, além das irmãs Apóstolas e um Padre irlandês. “Seria o primeiro país africano e o terceiro país a ter uma Fazenda da Esperança”, pontua. Esse período foi marcado após a guerra civil, onde tudo precisava ser reconstruído. “Muitas ruinas, tínhamos a escola, um hospital e uma Paróquia, com 23 comunidades muito carente. Logo após nossa chegada, as irmãs saíram da missão e assumimos a missão com toda sua realidade de escola, internato e hospital. Trabalhamos assim por 5 anos, até começarmos o trabalho de recuperação”, lembra Ricardinho.

Questionado sobre por qual motivo a educação foi o primeiro projeto, antes de trabalhar com os dependentes químicos, ele responde ser necessário organizar as escolas, pois muitas crianças não tinham acesso às aulas e outras eram órfãs ajudadas por programa de leite em pó e o acompanhamento de peso. “Foi aí que surgiu Euzébio, um menino com um pouco mais de um ano e que tinha pouco peso para sua idade, órfão. Essa criança era acompanhada pela avó e eu a solicitei que deixasse o menino com os representantes da Instituição para que melhor fosse assistido. Isso aconteceu e hoje ele se encontra conosco vivendo no Brasil já com 16 anos”.

Nesse período nasceu a necessidade de fundar uma creche que, hoje, acompanha 200 crianças com educação e alimentação. “Chama-se creche Chitaitai, que na língua Chindau, quer dizer vagalume. Trabalho este mantido por doações do Brasil, com adoção de uma criança a distância”, explica. Ricardinho comemora que após 15 anos da chegada da Fazenda em Moçambique, mais 3 comunidades hoje ajudam na missão. “A obra de Maria, que cuida do internato, as pequenas missionarias de Maria imaculada que cuidam do hospital, a semente do Verbo que assumiu a creche e hoje a Fazenda cuida da recuperação de homens e mulheres”.

E vale ressaltar que as escolas têm mais de mil alunos e a Fazenda hoje desenvolve também um trabalho de acompanhar as comunidades carentes, principalmente depois da tragédia do ciclone Idai, onde destruiu casas, hospitais, estradas e deixou mais de 182 pessoas mortas e foi classificado como o pior desastre climático no hemisfério sul.

Ascom ImagineAcredite

você também pode gostar...