O Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, recebeu a Medalha Dr. Silas Munguba, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, Ceará, no dia 21 de setembro. A maior honraria é concedida para as pessoas e entidades que se destacam em ações de enfrentamento às drogas.
“Para o governo federal é muito importante pois nós desde o início temos trabalhado para o fortalecimento desse importante segmento, além de trazer para a política pública todas as entidades do terceiro setor que trabalham na área de prevenção às drogas e recuperação de pessoas com dependência química. Estou muito honrado”, pontua o homenageado.
A concessão da Medalha é iniciativa do Vereador Jorge Pinheiro que se destaca no movimento Pró-Vida e Contra às Drogas, além do apoio que oferece às comunidades terapêuticas e famílias. Ele é advogado e membro da Comunidade Católica Shalom.
A título de conhecimento, o Doutor Silas Gonguga foi uma figura importante no estado do Ceará. Ele fundou em 1975 o Desafio Jovem do Ceará para salvar milhares de jovens que estavam perdidos na drogadição.
Ainda no mesmo dia, a noite, o Senapred participou do primeiro Fórum das Comunidades Terapêuticas do Ceará, juntamente com o vereador Jorge Pinheiro, o deputado estadual delegado Cavalcante e o senador Eduardo Girão. O evento foi promovido pela Associação Cearense das Comunidades Terapêuticas e contou com a presença de mais de 200 pessoas e 30 entidades.
“No Fórum eu apresentei as ações do governo federal no enfrentamento de drogas, bem como para o fortalecimento do segmento. O evento é um marco para as comunidades terapêuticas do Ceará, pois aproxima as autoridades locais visando sempre melhorar a qualidade das entidades”, diz o Senapred.
ASCOM IMAGINE ACREDITE