Nesta terça-feira, 9, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro, e o Diretor Nacional de Articulação e Projetos Estratégicos, Edu Cabral, estiveram reunidos na Câmara dos Deputados com Diego Garcia (PODE-PR) e Capitão Derrite (PP-SP) para pedirem apoio a Nova Política Nacional sobre Drogas.
O objetivo é defender uma série de pautas que estão tramitando no Congresso Nacional como, por exemplo, a não aprovação do novo Projeto de Lei 399/2015 que busca a legalização da maconha no Brasil, bem como o Projeto de Decreto Legislativo 354/2020 que visa sustar a Resolução do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad) que permite o acolhimento e a recuperação de adolescentes com dependência química no Brasil.
Segundo o Senapred é fundamental fazer a articulação entre o Poder Executivo com o Poder Legislativo, para podermos ter ações mais contundentes e efetivas no enfrentamento às drogas no Brasil. “Nós também temos pautas de interesse do Congresso Nacional que diz respeito a emendas parlamentares para fomentar financeiramente as nossas políticas no Ministério da Cidadania. E por conta disso é muito importante que nós estejamos sempre discutindo, articulando e compondo ações com parlamentares interessados e alinhados com as nossas pautas”, explica Dr. Quirino ao lembrar o apoio do Parlamento para o resultado da primeira fase do edital de ampliação do financiamento de vagas em comunidades terapêuticas.
Para Edu Cabral, o papel da Secretaria é criar as articulações e, juntamente com o secretário, começar as tratativas para o planejamento de colocar as pautas em votação na Câmara para ter um país livre das drogas. “A gente tem que se defender das pautas contra a turma que quer legalizar a droga, proibir acolhimento de adolescentes em comunidades terapêuticas, as pessoas que são “do contra” por uma questão ideológica. E também conversar com a nossa base para explicar o que é e ao mesmo tempo pedir: solicitar projeto, solicitar audiências pra que eles possam também defender essa política que tem mudado e salvado muitas vidas”, enfatiza.
Além do trabalho conjunto entre governo federal e Congresso Nacional para aprovar as pautas que beneficiem os brasileiros, é preciso que os adolescentes e jovens que sofrem com a dependência química sejam acolhidos em comunidades terapêuticas para o tratamento e reinserção social. Inclusive o deputado federal Diego Garcia é a favor, pois, em sua opinião, muitas famílias que sofrem com o flagelo das drogas não sabem muitas das vezes como lidar com essa situação.
“Isso leva as sequelas profundas, psicológicas, no emocional, impacto que pode muitas das vezes sem irreversível na realidade na vida dessas crianças. Então ter as comunidades terapêuticas hoje no nosso país dando esse apoio é fundamental, porque elas sabem como abordar essa criança, esse adolescente, sabem dar o tratamento adequado, fazer o devido acompanhamento que essas crianças precisem e assim devolver a dignidade a cada uma dessas crianças para que elas possam ser novamente reinseridas na sociedade sem nenhum prejuízo”, afirma Garcia, que ainda pede que as comunidades terapêuticas cada vez mais tenham apoio em nosso país.
Concordando com Garcia, o deputado Capitão Derrite observou que o jovem que está em contato com a droga perde a noção da realidade. “Então essa possibilidade de uma internação, de um tratamento, resgata esse jovem para a condição de normalidade, para condição de raciocínio dele. Então acho super importante isso que vem acontecendo e essas vagas que agora o governo federal vem ampliando, quase 10 vezes mais do que existia pra agora 2020, então isso é sensacional”, ressalta o Capitão que já comandou batalhão da ROTA.
Questionado sobre o trabalho desempenhado pelo governo Bolsonaro em prevenção e combate às drogas, o Capitão elogiou o presidente e o trabalho do Dr. Quirino Cordeiro com a sua equipe. “O nosso presidente Bolsonaro está investindo em políticas que vem trazendo resultados consistente, porque essa redução dos indicadores criminais está diretamente relacionada a essa política realizada pelo governo federal, através da Senapred e outras Secretarias, também no Ministério, que atuam no sentido de mostrar pra população o malefício que causa a droga na vida de uma pessoa”.
E como mensagem de esperança para as famílias brasileiras, o Capitão diz: “Acreditem no governo federal, acreditem no trabalho desta Secretaria que cuida da política e de prevenção às drogas e contem com nosso trabalho aqui em união e harmonia no Congresso Nacional com o governo federal, porque nós entramos aqui por uma missão, por idealismo, pra mudar a vida de milhões de pessoas como o presidente Bolsonaro e o governo federal vem fazendo e agora através da Secretaria ampliando isso de maneira bem expressiva”.
Ascom ImagineAcredite