Wilson Santiago, um nome já familiar na política paraibana, embarcou em uma nova jornada no início desse ano, assumindo o papel de Secretário de Representação Institucional do Governo da Paraíba em Brasília. Ex-senador e deputado federal licenciado, Santiago é responsável por uma Pasta vital que lida com as demandas e relações institucionais entre o estado da Paraíba e os órgãos federais em Brasília.
Para tanto, o secretário vem se destacando como uma presença forte em Brasília, participando de reuniões com representantes federais e de outros governos estaduais para construir alianças estratégicas. A habilidade de negociar, comprometer-se quando necessário e, ao mesmo tempo, manter firmes as prioridades estaduais é fundamental para seu sucesso.
“A Paraíba se fortaleceu muito com o governador João Azevedo. Essa Secretaria exerce o seu papel fundamental que é de articulação, interação e aproximação da Paraíba a todos os órgãos federais e Embaixadas em Brasília e também fora de Brasília, como o Rio de Janeiro e outros estados da Federação”, explica.
Novos horizontes
Wilson Santiago vem desenvolvendo projetos estratégicos que visam impulsionar o desenvolvimento do estado em várias frentes. Suas prioridades incluem melhorias significativas na infraestrutura, ampliação dos serviços de saúde e educação, e a promoção de políticas que fortaleçam a economia local.
“Nós estamos trabalhamos juntos ao Ministério da Saúde para de fato aprovar o projeto “Paraíba contra o Câncer”. Esse projeto é de fundamental importância para Paraíba, visto o alto índice dessa enfermidade. A estrutura de atendimento oncológico para a Paraíba, como a grande maioria com dos Municípios, são de alta complexidade e os recursos são concentrados em João Pessoa e Campina Grande.
O governador identificou esse problema e nós acionamos a Secretaria de Saúde para elaborarmos um projeto para que tivesse aprovação no Ministério da Saúde. O Ministério abraçou a causa e serviu de exemplo para outros estados. Em breve teremos 15 hospitais públicos na Paraíba”, pontua em entrevista ao jornalista Sérgio Botelho Junior.
Diante disso, o secretário espera fortalecer o Sistema de Saúde pública paraibano, garantindo que hospitais e clínicas sejam bem equipados e que haja um número suficiente de profissionais de saúde treinados. Além disso, ele busca expandir outros programas de saúde preventiva para combater doenças endêmicas e melhorar a qualidade de vida dos paraibanos.
ASCOM IMAGINE ACREDITE