Representantes da Comunidade Terapêutica Nova Jornada estiveram em Brasília

No último dia 19, os Representantes da Comunidade Terapêutica Nova Jornada, de São José dos Pinhais- PR, estiveram em Brasília para estreitar laços para novas políticas públicas que beneficiem os acolhidos. A entidade foi representada pelo coordenador-geral, Márcio Callbente, o coordenador de projetos, Alexandre Maia, e o patrono, Sr. Luiz César Helpa.

A agenda começou com um almoço com o assessor de Orçamento, Weber Ribeiro, que representa o deputado federal Gustavo Fruet (PDT-PR), e a tarde com o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Jr. Já no dia 20, o compromisso foi para agradecimento.

Para o coordenador-geral, Marcio Callbente, a importância do almoço foi para estreitar os laços com o deputado Gustavo Fruet e agradecer a emenda destinada à instituição. Na oportunidade, ainda enfatizou a importância que a Nova Jornada tem com a Senapred. “O estreitamento desse conhecimento pessoal entre o Dr. Quirino e a instituição, o aumento no número de vagas, do futuro edital, eu acho que está mostrando um trabalho diferenciado”.

Segundo o Dr. Quirino Cordeiro, o compromisso com as CTs começou na campanha presidencial e, depois na formação do novo governo, com a participação do presidente da Confenact (Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas), Adalberto Calmon, na equipe de transição. Já no seu governo, deu capilaridade em benefício as ações das Comunidades Terapêuticas, com o aumento do número de vagas para acolhidos, aprovação da PL37/2013, o marco regulatório, além do apoio aos grupos de autoajuda.

Para o secretário nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Dr. Luiz Roberto Beggiora, a intenção do governo é avançar em outros setores que estão em segundo plano por falta de pessoal. “Já no primeiro ano, conseguimos planejamento, alteração legislativa, contratação de parceria, leiloeiros. Saímos de uma média de R$ 37 milhões para 92 milhões de arrecadações também do tráfico, em 2019, e nesse ano, queremos chegar em R$ 200 milhões”.

A instituição está em atividade há seis anos e desenvolve um trabalho eficaz junto com aqueles que sofrem com o flagelo da dependência química. Com eficiência comprovada, 55% dos seus acolhidos concluem o tratamento e não retornam para o mundo das drogas e mais de 40% permanecem dentro da CT.

Com capacidade para acolher 60 pessoas, por meio de uma estrutura que permite o desenvolvimento de diversas atividades, a unidade trabalha para ampliar o número de vagas com a finalidade de atender mais cem pessoas. Vale ressaltar que a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) apoia a entidade que agora esforça-se para conquistar o ISO 9001, que consiste em normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão com qualidade.

É importante destacar que o trabalho da instituição é baseado na reconstrução de vidas respaldado no carinho, amor, dedicação e evidências científicas. O método da Jornada dos 12 Passos, um procedimento científico que baseia as ações psíquicas e de resgate social dos acolhidos de forma gradativa, já fornece subsídios para que os acolhidos saibam lidar com suas vontades e a reprogramarem suas vidas, ou seja, conseguem transformar dificuldades em vitórias.

Ascom ImagineAcredite

você também pode gostar...