Nesta semana, a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract) lançou seu primeiro curso EAD. Ele está dividido em quatro módulos e será inteiramente voltado a prevenção do abandono do tratamento na comunidade terapêutica. A ideia do curso é ajudar essas entidades a diminuírem suas taxas de abandono.
Por isso, o curso, que tem a duração de 30h, foi organizado a fim de fazer os seus integrantes crescerem intelectualmente ao estudarem a questão do abandono do tratamento terapêutico por ângulos diferenciados, que vão desde as causas e motivações, passando pelas estratégias de prevenção e estudos científicos sobre o assunto.
Para isso foram escalados dois grandes psicólogos: Pablo Kurlander e Danilo Mazzoni. O primeiro é Mestre e Doutor em Saúde Coletiva na Faculdade de Medicina de Botucatu-SP, UNESP, com a primeira pesquisa brasileira de eficácia do tratamento da Comunidade Terapêutica; Gestor Geral da Febract; Vice-Presidente da FLACT – Federação Latino-americana de Comunidades Terapêuticas; Conselheiro da WFTC – Federação Mundial de Comunidades Terapêuticas; Vice-Presidente do CONED-SP – Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo; membro do Conselho Consultivo Editorial do International Journal of Therapeutic Communities; representante da FEBRACT no Comité de ONGs sobre Drogas de Viena – VNGOC. Além de possuir mais de 20 anos de gestão de Comunidades Terapêuticas.
Já o Danilo Mazzoni é palestrante e pesquisador na área da dependência química e Análise do Comportamento. Em sua carreia, ele atua em ações focadas principalmente nos temas: Psicologia Clínica Comportamental, Treino de Habilidades Sociais, Grupos de estudo sobre Behaviorismo Radical, Análise Funcional, Manejo de Contingências em Comunidade Terapêutica. Sem contar que está cursando uma Especialização em Transtornos Globais e Altas Habilidades e uma Extensão Universitária em Análise do Comportamento.
Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o site www.ead.febract.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 290,00 podendo ser divididas em 10x de 29,90. Entretanto, as CTs Filiadas têm uma inscrição gratuita e 30% de desconto nas demais inscrições, por tempo limitado. Além disso, o certificado do curso possui o aval da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred/MC).
No entanto, vale ressaltar que o curso não é feito por turmas e nem ao vivo, portanto o aluno pode se inscrever quando quiser e fazer as aulas quando puder! Por isso, a Febract disponibilizou uma aula como demonstração gratuita por meio do link: https://febractead.eadplataforma.com/lesson/demo/4/.
Vale lembrar que a realização de cursos EAD era uma antiga demanda da Febract, que passou a ser atendida em virtude da paralisação das atividades gerais causada pelo isolamento social, que tem o objetivo de conter o avanço da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Em breve, mais cursos serão anunciados pela Federação, conforme informações recentes do seu Gestor-Geral Pablo Kurlander ao Imagineacredite.
Por Sérgio Botêlho Júnior