Na noite desta segunda-feira, 21, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou a entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin. O reconhecimento foi proposto pelos deputados distritais Hermeto e Wellinton Luiz, ambos do MDB.
Durante a sessão solene, que contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o deputado Wellinton Luiz não esteve presente, mas afirmou em mensagem lida em plenário que: “O ministro Cristiano Zanin Martins é um grande merecedor desta homenagem”.
Já o deputado Hermeto, que presidiu a sessão solene, mas discursou na tribuna da Câmara, afirmou estar honrado em entregar a homenagem ao ministro Zanin, considerado por ele como uma das mais proeminentes figuras da justiça brasileira contemporânea.
“Responsável pela quebra da cláusula de barreira na nossa Polícia Militar do Distrito Federal, permitiu que as mulheres competissem em igualdade com os homens. Esse título mais do que uma homenagem, é o reconhecimento de uma trajetória dedicada a defesa intransigente dos direitos fundamentais e ao fortalecimento das instituições democráticas do nosso país”, destacou o parlamentar.
Mais do que um título, um gesto de gratidão
Já no final do discurso do deputado Hermeto e como gesto de gratidão pela decisão sobre a citada cláusula de barreira, mulheres da Polícia Militar do Distrito Federal lotaram as galerias da Câmara Distrital e homenagearam o ministro com uma grande salva de palmas. “Senhor ministro, as mulheres da Polícia Militar do Distrito Federal agradecem ao senhor pela sensibilidade de ter derrubado a última barreira de injustiça que nos separava dos nossos colegas. Por tudo isso e em nome das nossas mulheres, nós o agradecemos”, discursou a Coronel Carla Menezes.
Por sua vez, o governador Ibaneis Rocha considerou a homenagem mais do que justa, principalmente pela coragem na decisão em defesa das mulheres policiais do DF e pela forma como o magistrado atuou e tem atuado.
“Tendo juristas como o senhor no Supremo Tribunal Federal, pra nós é uma grata satisfação realmente, porque eu sempre digo que administrar Brasília sem o judiciário é impossível”, argumentou.
O governador também destacou a briosa atuação do ministro durante a Operação Lava-Jato e teceu duras críticas ao ex-juiz Sérgio Moro. “Conte conosco sempre, porque nós contamos com o senhor para garantir a democracia do nosso país”, finalizou o gestor.
Honra e felicidade
Após tantas falas, o ministro Zanin disse que a homenagem foi recebida com muita honra, alegria e gratidão. “Sinto-me feliz e grato por este reconhecimento que vem coroar a minha relação com a cidade de Brasília”, ressaltou o magistrado em agradecimento aos deputados Hermeto e Wellington, bem como ao governador Ibaneis Rocha.
Ele também destacou que Brasília, ao longo dos seus 64 anos, tem sido palco de acolhida e generosa oportunidade para todos e que, ao longo da sua trajetória profissional, a cidade já chegou a ser a sua segunda casa. “Desde agosto de 2023, como ministro do Supremo Tribunal Federal, Brasília passou a ser a minha primeira casa e também a casa da minha família. Dessa forma, esse título me deixa muito honrado e dignificado”, comemorou o ministro.
E finalizou: “Honrarei o título de Cidadão Honorário e contribuirei para que Brasília seja cada vez mais justa e acolhedora”.
Biografia do homenageado
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em direito processual civil pela mesma universidade, Zanin exerceu a advocacia de 2000 a 2023, e ganhou notoriedade por sua atuação como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos processos da Operação Lava Jato. Ele foi empossado como ministro do STF em agosto de 2023.
Por Thiago Farias