Lula e Bolsonaro parabenizam Donald Trump por vitória nas eleições presidenciais dos EUA

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), parabenizaram o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele teve sua vitória confirmada ao conquistar 276 cadeiras do Colégio Eleitoral, onde eram necessários somente 270.

Por meio das redes sociais, Lula – que havia declarado preferência pela candidata democrata e vice-presidente, Kamala Harris – parabenizou o republicano.

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à Presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu o presidente brasileiro.

Já o ex-presidente Bolsonaro, que esteve representado nos EUA por seu filho, o senador Eduardo Bolsonaro, e outros correligionários também usou as redes sociais para celebrar a vitória de Donald Trump. Nas redes, Bolsonaro espalhou um vídeo com imagens dele trabalhando com o republicano, bem como dos atentados sofridos por ambos nas disputas eleitorais.

“Unidos pelo desejo de um futuro mais seguro e democrático para as próximas gerações”, diz o vídeo. “Estamos juntos para o bem dos nossos povos. Queremos uma América grande e um Brasil grande também”, completa a postagem do ex-presidente.

Já na rede social X, Bolsonaro disse que o mundo testemunhou o “ressurgimento de um guerreiro” para completar a missão de restaurar a grandeza da sua nação, proteger os interesses do povo e trabalhar por um mundo mais livre. Ele também não escondeu o desejo de retornar ao comando do Palácio do Planalto. “Que a vitoria de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. […] Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir a nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós”, postou.

O que esperar da relação entre os governos Lula e Trump?

Especialistas e diplomatas ouvidos pela BBC News Brasil apontam que a tendência é que a relação entre Lula e Trump seja de distanciamento político, de um lado, e pragmatismo de outro, e que dificilmente será marcada pelo tom amistoso, ainda que distante, da relação que se criou entre o petista e o atual presidente Joe Biden.

Eles também acreditam que o Brasil pode enfrentar problemas concretos se Trump cumprir a promessa de aumentar tarifas sobre produtos importados, uma das duas principais bandeiras de campanha, o que poderia prejudicar as exportações do país. Sem falar da política externa trumpista que tende a ser mais isolacionista e de pouca colaboração com o enfrentamento das mudanças climáticas.

Cabe destacar que os Estados Unidos são um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. Segundo dados do governo federal, o país é o segundo principal destino das exportações brasileiras, atrás apenas da China. Além disso, os Estados Unidos são o terceiro maior fornecedor de produtos importados ao Brasil.

No campo político, os especialistas acreditam que a vitória de Donald Trump tem impacto simbólico na política brasileira, já que ele é visto como referência na extrema direita. Contudo, eles não veem força suficiente para garantir a elegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, principalmente por conta das últimas decisões tomadas e mantidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a rede social X, comandada por Elon Musk, grande aliado do presidente eleito dos EUA.

você também pode gostar...