O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo nesta terça-feira (23), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A mudança no comando da pasta marca a saída de Celso Sabino, que deixou o cargo após um processo interno no União Brasil, e é parte de um movimento político do governo para reorganizar sua base de apoio.
Feliciano, natural de Campina Grande (PB) e formado em Direito, ocupou anteriormente o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba. Em seu discurso de posse, ele disse que pretende tornar o turismo mais acessível a todos os brasileiros e fortalecer o setor como vetor de desenvolvimento econômico e social.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, incluindo o vice-presidente e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, que destacou a importância do trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo para apoiar iniciativas no setor. A mudança também ocorre em um momento em que o turismo no Brasil tem registrado resultados positivos, com crescimento no número de visitantes estrangeiros.
Sabino, agora ex-ministro, agradeceu a confiança e destacou ações realizadas durante sua gestão, como a ampliação de programas de turismo e a presidência brasileira da Organização Mundial do Turismo. A expectativa agora é de continuidade nas políticas públicas voltadas à promoção de destinos, geração de emprego e renda no setor.



