Influência do universo digital nas Eleições 2020

As redes sociais são circuladoras de informações capazes de impactar e gerar mobilizações, além de aproximar os usuários que comprazem as mesmas opiniões. Nas eleições de 2018, o então presidenciável, Jair Bolsonaro, revolucionou o modo de fazer a campanha política e foi o primeiro candidato eleito pelas mídias sociais.

A comunicação entre os usuários das redes sociais se torna abrangente e os conteúdos mais acessíveis às pessoas de diversos nichos, a partir dos progressos da tecnologia. Hoje a sociedade exige transparência nos sistemas político, econômico e sociais e, devido à influência, grande parte da imprensa é pautada pelos debates que acontecem entre os internautas.

A pergunta que devemos fazer é como as mudanças das eleições de 2020 vão refletir as próximas eleições no futuro, visto que esse ano diferirá devido à chegada da pandemia. Os candidatos não podem fazer campanha corpo a corpo com os seus eleitores, porque os decretos locais, estabelecidos pelos governadores, proíbem aglomerações e isso fez com que a equipe dos pré-candidatos mudasse as estratégias para se adequar a essa nova realidade.

As Eleições municipais foram adiadas para 15 de novembro, segundo a Emenda Constitucional 107/2020. Os candidatos contam com a ajuda do alcance e a influência que as plataformas, como Youtube, Facebook, Whatsapp, Instragram, Twitter geram mudando a opinião pública a todo instante, a exemplo do Tik Tok, nas eleições dos Estados Unidos da América, que está desfavorecendo a reeleição de Trump. Qualquer discurso público não mais fica sem contestação e devemos separar as notícias verdadeiras das Fakes News.

Segundo estudo realizado pelo Compete.com, de 2009, a rede social de maior alcance é o Facebook, lançado em fevereiro de 2004, com o objetivo de interação entre família e amigos, a perspectiva mudou e transformou a plataforma em debates políticos. Os candidatos precisam estar preparados tanto para os elogios quanto as críticas e dialogar de acordo com seu público-alvo.

As plataformas digitais possibilitaram aos eleitores a fiscalização das promessas que os postulantes fazem em época eleitoral e não cumprem quando são eleitos. Nas próximas eleições será difícil para os candidatos “ficha-suja” se elegerem. A sociedade está mostrando a revolta e o cansaço do mais do mesmo e estão dando a oportunidade para novos nomes que buscam transformar o país.

Por Ascom ImagineAcredite

você também pode gostar...