Governo Federal realiza primeiro Fórum Nacional de representantes de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) através do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (Depad) promoveu no dia 14.05.2024 o 1º Fórum Nacional de colegiado de presidentes de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas, para debater politicas públicas em especial que visa o acolhimento e reinserção social de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como, debater as ações previstas no planejamento do MDS com o objetivo de fortalecer a integração entre o Governo Federal, conselhos estaduais, municipais e distrital.

O ministro Wellington Dias participou do evento e destacou a importância do trabalho das entidades envolvidas na redução da demanda por drogas e no acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas (SPA). O Ministro mencionou que “Essas entidades oferecem apoio essencial para aqueles que muitas vezes não encontram ajuda em outros lugares”.

Durante o evento, houve diversas apresentações do próprio Depad, bem como, dos conselheiros estaduais e contou com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Erisson Lindoso, presidente do Colegiado de Conselhos Estaduais de Políticas Públicas Sobre Drogas (COPEN) e presidente do Conselho Estadual do Maranhão, celebrou o sucesso do evento e a participação significativa dos estados. “Este resultado se deve à sensibilidade do ministro Wellington Dias que sempre reconheceu a importância dos Conselhos de Direito”, destacou Lindoso.

O diretor do Depad, Sâmio Falcão, enfatizou a necessidade de apoiar projetos e serviços voltados para o atendimento e o acolhimento de usuários e dependentes de álcool e outras drogas, bem como seus familiares.

“Este fórum visa aproximar e articular os conselhos estaduais para alinhar e executar as ações previstas no planejamento estratégico do MDS e no Plano Plurianual de 2024 a 2027”, explicou Falcão.

Por Sérgio Botelho Junior

você também pode gostar...