Governo Federal fortalece segmento das CTs nos municípios do Amapá

Cumprindo agenda em prol de um país livre das drogas, em nome do governo federal, o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, do Ministério da Cidadania, conheceu o estado do Amapá, para fortalecer o tratamento de adictos nas comunidades terapêuticas, além de debater políticas públicas no enfrentamento às drogas. A visita foi organizada pela deputada estadual Aldilene Souza (PPL-AL) e articulada pelo representante da Assembleia Legislativa do estado, em Brasília, Elpidio Amanajas.

Durante sua estadia no estado, seu primeiro compromisso oficial foi conhecer o importante trabalho que a unidade masculina da Fazenda da Esperança faz ao receber dependentes químicos em seu processo de recuperação. “Eu tive oportunidade de conversar com as lideranças locais da Fazenda da Esperança, que realiza um trabalho de grande relevância, sobre a construção de uma nova unidade para o tratamento e recuperação de mulheres com dependência química. Esse é um projeto que o Governo Federal buscará ajudar”, diz o Senapred.

Já nesta quarta-feira, 22, o Senapred participou de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para apresentar as ações do Governo Federal no enfrentamento as drogas. “Nós colocamos a nossa Secretaria à disposição da Assembleia, em todos os segmentos sociais, pra que nós possamos avançar em várias agendas no estado. Nós conversamos sobre a realização de capacitações na área de prevenção ao uso de drogas, de recuperações de pessoas com dependência químicas em comunidades terapêuticas, capacitação pra gestores que trabalham com as políticas públicas sobre drogas”, pontua.

Segundo o secretário, foi colocado em pauta a possibilidade de realizar ações para a legalização de comunidades terapêuticas que já existem, mas precisam se adequar às normativas para que possam funcionar de maneira apropriada e ofertar um cuidado ainda mais adequado para os acolhidos.

“Nós colocamos também a realização de ações de financiamento para as CTs, não apenas financiamento de vagas, mas também financiamento por meio de aporte de recurso via emenda parlamentar. Tratamos também sobre a possibilidade da realização de doações de veículos apreendidos do narcotráfico para as CTs locais e outras entidades que trabalham com políticas públicas sobre drogas. Nós pudemos avançar um debate bastante propositivo e a nossa expectativa é que agora, juntamente com a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, com as autoridades locais, nós possamos avançar nas políticas públicas sobre drogas”, finaliza.

Ascom ImagineAcredite

você também pode gostar...