Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua é instalada

Na noite desta quarta-feira, 21, foi instalada a Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua e a 1ªReunião Ordinária, presidida pela deputada federal, engenheira agrônoma Marussa Boldrin (MDB-GO), que visa fortalecer e representar os interesses das profissões da Engenharia, Agronomia e Geociências no Congresso Nacional.

Além dela, participaram da mesa o Anfitrião Presidente do Confea, Joel Krüger; o deputado federal, engenheiro civil Leônidas Cristino (PTD-CE); o deputado federal Helder Salomão (PT-ES); o representante dos 27 CREAS, presidente do CREA-GO, engenheiro civil Lamartine Moreira; e o diretor presidente da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais, engenheiro agrônomo Francisco Almeida.

A solenidade aconteceu no Plenário do Ed. Confea e contou com a presença de parlamentares, representantes do governo federal, presidentes de Conselhos Profissionais federais e regionais, conselheiros, engenheiros, servidores e assessorias de entidades representativas. A convite do Confea, o fundador da Imagine Acredite, jornalista Sérgio Botelho Junior, esteve presente.

O novo Colegiado, composto por 218 deputados e 22 senadores, surge em um momento crucial para essas áreas que desempenham papel fundamental e de qualidade em diversos segmentos da sociedade, como infraestrutura, construção civil, agricultura, energia, saneamento e erradicação da fome, respeitando o meio ambiente. Através dessa Frente, os profissionais envolvidos esperam ampliar a representatividade política, fortalecer a defesa de suas demandas e promover a valorização dessas carreiras.

“É um momento histórico. Primeiro, porque temos em torno de 45% do Congresso Nacional assinando essa adesão. Essa Frente não é apenas para discutir nossas questões internas, também, nós queremos discutir o Brasil, a infraestrutura, o campo, a cidade, a qualidade de vida, nossas florestas, a mineração, a meteorologia. Nós queremos discutir aquilo que interessa ao país, a sociedade, aos nossos profissionais e ao Congresso Nacional”, diz o presidente do Sistema, Krüger. “As engenharias, as agronomias e as geociências cada vez se conectam mais nesse mundo moderno”, complementa o presidente do CREA-GO, Lamartine Moreira.

Valorização profissional

O diretor–presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais, Francisco Almeida reforçou a importância da defesa da valorização profissional, a luta contra a precarização do trabalho, a busca por melhores condições de exercício das profissões e a promoção de políticas públicas voltadas para a inovação e o desenvolvimento tecnológico. “Com a ajuda do Poder Legislativo podemos, juntos com o Poder Executivo, mostrar a nossa verdadeira importância dos nossos profissionais”.

“Eu conheço os desafios enfrentados por nossa categoria. Mas, agora com a formação da Frente, nós ganhamos espaço na agenda do Parlamento para debater as nossas necessidades e mostrar a relevância dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências que têm grande participação no desenvolvimento do campo e da cidade. Uma categoria tão diversificada precisa ter uma defesa incluída na pauta da legislatura nacional. Nós vamos dialogar”, defende a presidente da Frente, parlamentar Marussa Boldrin.

Contribuição para um futuro sustentável

Durante o evento, a diretora de Educação e Formação Profissional na Frente, deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC), ressaltou a importância de fortalecer o Programa Crea Jr que desempenha um papel fundamental na formação de jovens talentos e na construção de um futuro sustentável. “O CREA Júnior é uma das iniciativas, no tocante a educação dos nossos profissionais, que tem demonstrado um sucesso impressionante”.

“Nós vamos trabalhar para que cada vez mais avancemos no processo de evolução da engenharia em nosso país”, reforça o deputado federal Leônidas Cristino. “O Sistema representa muito para o nosso país, dialoga com todo o povo brasileiro. Dialoga com o campo, com a cidade, com as grandes, médias e pequenas empresas, com as capitais, metrópoles e cidades. O Sistema gera emprego e a busca de qualidade de vida”, complementa o deputado federal Helder Salomão.

Assista a íntegra da solenidade:

ASCOM IMAGINE ACREDITE

você também pode gostar...