FNCTC é recriada com o objetivo de fortalecer o segmento das Comunidades Terapêuticas

Desde o início da gestão Bolsonaro, as comunidades terapêuticas estão sendo fortalecidas e reconhecidas como serviço essencial na recuperação de pessoas que sofrem com o flagelo da dependência química no país. E nessa terça-feira, 14, o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Cuidado e Prevenção às Drogas (Senapred—MC), realizou a cerimônia de entrega do certificado de credenciamento da Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas Católicas (FNCTC).

A solenidade contou com a participação do ministro da Cidadania, João Roma; com o secretário nacional, Quirino Cordeiro; o presidente da Frente Parlamentar Católica no Congresso Nacional, deputado federal Francisco Junior; o diretor—presidente da FNCTC, Roberto Vila Verde; além de representantes da entidade e também da Pastoral da Sobriedade de Goiânia.

Esse evento marca o início dos trabalhos em parceria do Ministério da Cidadania com a FNCTC, recriada nesse ano 2021. “A Federação acabou sendo extinta nos últimos anos e agora ela foi revitalizada e é um momento importante dentro do cenário das CTs do país. O Governo Federal enxerga a criação de mais uma Federação com ótimos olhos. Quanto mais as CTs trabalharem nesse associativismo, maiores vão ser os ganhos para as entidades e obviamente isso vai acabar se refletindo na qualidade do cuidado ofertado aos seus acolhidos”, observa o Senapred.

Na ocasião, o secretário elogiou a presença do parlamentar Francisco Júnior que trabalha, junto com o governo federal, no desenvolvimento de políticas públicas na recuperação e reinserção social do adicto. “É de grande valia que mais atores estejam envolvidos pra que haja cada vez mais o fortalecimento das políticas públicas sobre drogas, em especial nessa relação do Governo Federal com as comunidades terapêuticas e também os outros Poderes da República com as entidades”, garante o secretário Quirino Cordeiro.

Vale destacar que a FNCTC faz parte da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas (CONFENACT) e vai participar, juntamente com outras Federações, no trabalho de elaboração de políticas públicas em prol dos dependentes químicos em parceria com o governo federal.

Ascom ImagineAcredite

você também pode gostar...