O resultado provisório do Edital de Chamamento Público n ° 02/2019, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Distrito Federal, indica a vitória da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract). Com isso, a Federação receberá R$ 202.724,18 para, até agosto, capacitar profissionais, coordenadores e monitores das comunidades terapêuticas credenciadas ou em fase de credenciamento junto ao Conselho de Política sobre Drogas do Distrito Federal (CONEN-DF).
Para o Subsecretário de Políticas de Enfrentamento às Drogas do GDF, Rodrigo Barbosa, com a seleção da Febract resta ao governo os melhores sentimentos possíveis. Uma vez que, segundo ele, “a Febract se apresenta como a principal promotora de capacitações de alto nível para operadores de Comunidades Terapêuticas no Brasil”.
“O currículo da FEBRACT expõe uma superioridade quantitativa e qualitativa, bem como uma experiência mundial, destacando-se a atuação de seus gestores, o que especialmente a coloca num rol distinto de Organizações da Sociedade Civil”, completou o Subsecretário do Governo do Distrito Federal.
Atualmente, a Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas da Sejus mantém 13 comunidades terapêuticas para tratamento e reinserção de dependentes químicos. No entanto, esse número deve crescer, pois de acordo com o GDF existem duas instituições (RAV e a Crescer) que possuem cadastro no Conselho da Criança e do Adolescente (CDCA), e logo poderão receber adolescentes, dentro dos seus limites e de acordo com o projeto terapêutico.
Por Sérgio Botêlho Júnior