Está circulando nas redes sociais uma chamada de matéria sensacionalista que será exibida hoje no Fantástico falando sobre uma determinada entidade que acolhe pessoas adictas. Sendo assim, a IMAGINE ACREDITE repudia e considera inaceitável a falta de profissionalismo da Rede Globo que divulga uma matéria tendenciosa generalizando o trabalho das comunidades terapêuticas. Sabemos que PODEM HAVER entidades que infelizmente se aproveitam dessa situação delicada apenas para ganhar recurso. Porém, as instituições credenciadas no governo federal passam por uma fiscalização rigorosa para receberem verba pública, promovendo acolhimento e tratamento humanizado aos acolhidos que sofrem com a dependência química e buscam a recuperação para escreverem uma nova história.
O objetivo das comunidades terapêuticas é fazer com que a pessoa interrompa completamente o consumo de álcool e outras drogas a partir do modelo da abstinência, em oposição ao modelo defendido pela redução de danos, que prevê um uso responsável e consciente a partir da redução gradativa, E QUE NÃO VINHA FUNCIONANDO NO BRASIL, NESSES ÚLTIMOS VINTE ANOS. Sendo assim, com a chegada do presidente Bolsonaro, os ministros Osmar Terra, Onyx Lorenzoni, João Roma, a desvinculação da Senapred e a Senad, com a Senapred responsável pelas CTs, com a euqipe do Dr Quirino Cordeiro, e no Ministério da Justiça, com Anderson Torres, o secretário Paulo Gustavo Maiurino e toda a equipe, todos os programas de descapitalização do tráfico de drogas e gestão de ativos, prendendo e cendendo os bens para as CTs, as comunidades terapêuticas foram reconhecidas como serviço essencial e passaram a ter papel mais protagonista, saltando de 2.900 vagas financiadas no início de 2018, para as atuais 17,3 mil vagas contratadas PELO GOVERNO FEDERAL PARA O TRATAMENTO GRATUITO DE PESSOAS COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA. O investimento na expansão da rede é de quase R$ 80 milhões, APENAS NO ANO PASSADO. E mais de 100 veículos doados frutos da Descapitalização do narcotráfico.
Por estarmos em ano eleitoral, não é novidade que boa parte da mídia brasileira irá divulgar informações falsas para confundir os eleitores.