Deputado Estadual Fred Pacheco reativa a Frente Parlamentar em defesa das comunidades terapêuticas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro



Deputado protocolou a reativação da Frente Parlamentar para o fortalecimento das
comunidades terapêuticas no estado.

A dependência química é uma realidade que assola o estado do Rio de Janeiro. Diante disso, o deputado Fred Pacheco protocolou e promoveu a reabertura da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro na última segunda-feira. (03/04).

As comunidades terapêuticas consistem em instituições que atendem aos dependentes químicos e seu principal objetivo é fazer com que a pessoa interrompa o consumo de álcool e outras drogas. Além disso, também promove a reinserção social após a sua recuperação.

A frente parlamentar tem como objetivo incentivar o processo de estreitar laços entre as Comunidades Terapêuticas e o estado, além de mapear, monitorar e entender a realidade em que estão inseridas e quais as suas condições. Também tem como objetivo, somar atividades para exercer de forma legítima políticas públicas sobre drogas.

“Me emociono e fico muito feliz em recomeçar este trabalho em defesa das Comunidades Terapêuticas, que são instrumentos claros e evidentes de salvação de vidas e famílias. Hoje, há casos concretos de vidas restauradas por meio do trabalho realizado por estas instituições. E nós vamos lutar contra qualquer iniciativa de dar fim a este importante instrumento da nossa sociedade.” declarou o deputado Fred Pacheco, presidente da Frente.

O Presidente da Frente Nacional em Defesa das Comunidades Terapêuticas, o deputado federal Eros Biondini parabenizou a iniciativa do deputado Fred Pacheco por ser o primeiro a instalar uma Frente Parlamentar sobre o tema a nível estadual na atual legislatura. “Com a instalação desta frente, o estado do Rio de Janeiro está ganhando um grande instrumento de salvação de vidas. As comunidades terapêuticas do Brasil esperam a mesma iniciativa de outras assembleias. Que possamos ecoar este acontecimento.” declarou ele.

Defender e fortalecer as Comunidades Terapêuticas constitui uma ação parlamentar marcada por profundas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, onde velhos paradigmas são quebrados e novos valores são agregados no tratamento e na recuperação de dependentes químicos através destas instituições, e acima de tudo através de parcerias com as políticas públicas para a efetivação de suas diretrizes e objetivos.

Durante a solenidade, Douglas Manassés, superintendente terapêutico da Subsecretaria de Cuidados Especiais, demonstrou felicidade pela reativação da Frente Parlamentar. “A gente sabe que a nossa realidade não é fácil. Estou há 28 anos no Rio, fundei a primeira CT Instituto Manassés em Campo Grande. E quando tentei legalizar a instituição tive muita dificuldade porque não tinha uma política pública voltada para atender as instituições. Comunidade Terapêutica é um lugar de cuidado de pessoas que sofrem com a dependência química”.

Na oportunidade, Guilherme Bussinger, subsecretário de Cuidados Especiais, anunciou que o governo local irá fazer um Censo para contradizer as pessoas que criminalizam as comunidades terapêuticas de forma irresponsável. “A gente precisa separar o joio do trigo. O que de fato é uma CT e o que é uma clínica. Estamos falando de instituições que salvam vidas”.  

Também estiveram presentes no evento, os Deputados Federais, Hugo Leal e Roberto Monteiro, Márcio Pacheco, Conselheiro Vice-presidente do TCE, e Maria Claudia Castelo, auditora fiscal sanitária do Instituto de Vigilância Sanitária.

Vale ressaltar que o jornalista Sérgio Botelho Junior, fundador e diretor da Imagine Acredite, fez a cobertura do evento com exclusividade. Toda a solenidade será divulgada na 15ªedição da revista.

Ascom Deputado Fred Pacheco e ImagineAcredite

você também pode gostar...