Da Paraíba para Brasília: Raniery Paulino se prepara para grandes decisões

As cadeiras do poder estão sempre em movimento. Tanto que o 1º suplente Raniery Paulino pode estar prestes a ser o próximo a brilhar no palco principal. Com uma possível assunção iminente, a pergunta que paira no ar é: o que podemos esperar do seu mandato na Câmara dos Deputados, especialmente em relação ao apoio e defesa dos profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências?

Conhecido por sua brilhante trajetória política no estado da Paraíba, há 16 anos, Raniery Paulino será uma voz ativa na defesa de investimentos em inovação, capacitação e na criação de leis que facilitem o empreendedorismo nessas áreas, bem como iniciativas que busquem a integração de novas tecnologias e práticas sustentáveis no dia a dia desses profissionais.

Entre os projetos de lei, que ele pretende priorizar, destaca-se o PL 1024/2020 que federaliza o Sistema Confea/Crea e Mútua com o objetivo de trazer avanços significativos para a valorização dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, e para a sociedade em geral, que se beneficiará com a excelência em serviços e soluções inovadoras.

“Esse projeto tem que entrar na Ordem do Dia. Nós temos 1,2 milhões de profissionais, quase 300 modalidades e não podemos continuar sendo regidos por uma lei da década de 70. Hoje, nós temos apenas 18 Conselheiros Federais no nosso Plenário. Cada estado precisa ter o seu Conselheiro Federal. E eu digo importante inclusive do ponto de vista de tecnológico. Além disso, vai institucionalizar o Programa Mulher e o Crea Jovem”, pontua o assessor parlamentar do Sistema e suplente federal, Raniery Paulino em entrevista ao jornalista Sérgio Botelho Junior. A ideia é que o Conselho Federal conte com dois representantes de instituições de ensino e um representante de cada estado da federação, eleitos por voto direto e secreto.

Vale ressaltar que ele atuará em outras pautas essenciais para sociedade, como o fortalecimento da Lei Ficha Limpa e os Direitos das Pessoas com Deficiência. “Eu sempre procurei fazer o meu mandato na Paraíba buscando a melhoria de vida das pessoas e na Câmara dos Deputados não será diferente. Vou contribuir para melhoria do serviço público, e valorizar os profissionais e a sociedade”.

Construção de um Brasil mais forte

O cenário da engenharia, agronomia e geociência nacional ganhou destaque nesta semana com a realização da 78ª edição da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA). O evento, que já se consolidou como um dos mais importantes do calendário brasileiro para profissionais e estudantes das áreas, contou com a ilustre participação de Raniery Paulino.

Ele teve a oportunidade de se aproximar mais dos profissionais da área, entendendo suas necessidades e desafios e garantiu que pretende levar as demandas e insights coletados durante a SOEA para debates no âmbito parlamentar, visando contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficientes para o setor.

“A engenharia e a agronomia são pilares fundamentais para a nossa nação. O PIB da inteligência do Brasil está aqui concentrado. Eu passei meus quatro mandatos de deputado estadual da Paraíba trabalhando com o Sistema CONFEA, CREA e Mútua. E agora, nos últimos meses, eu estou trabalhando para o fortalecimento do Sistema, que é um momento também de aprendizado, de ver inclusive como funciona nos bastidores, acompanhando o presidente Joel Krüger. O SOEA é um evento importante que trouxe um Nobel da Paz.  É o maior evento profissional que o Brasil tem”, finaliza.

.

ASCOM IMAGINE ACREDITE

você também pode gostar...