Em tempos de pandemia, uma boa notícia: o quantitativo de casos suspeitos, em análise, confirmados e descartados nas comunidades terapêuticas de todo o Brasil é zero. A informação foi passada ao Imagineacredite pelo Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania (Senapred/MC), Quirino Cordeiro Jr. “No dia 15 de abril, nós solicitamos às comunidades que nos repassassem qualquer tipo de informação sobre a situação do Coronavírus. Mas até agora nenhum caso nos foi informado e as federações também nos informaram que não possuem nenhum registro”, disse o secretário.
Mas como ter a certeza de que as CTs estão livres? Segundo Quirino, as comunidades foram orientadas a prestarem essas informações aos fiscais da Senapred, sob o risco de sofrerem algumas sanções. “Então nós temos uma segurança de estar sem caso nas comunidades terapêuticas, o que é importante porque não suspendemos o acolhimento, apenas realizamos algumas adequações”, comemorou.
Além disso, Quirino informou que a Senapred está investindo em ferramentas virtuais como as lives, para estreitar os vínculos com as entidades do terceiro setor e ajudá-las a vencer este difícil momento. Tal iniciativa foi aberta na última terça-feira, 05, quando a Senapred realizou uma live com representantes de federações vinculadas as CTs e a Confenact (Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas).
“As lives são fundamentais para estarmos próximos das comunidades terapêuticas. O governo federal tem buscado estar próximo dessas entidades discutindo assuntos e questões práticas, o que é muito importante, pois além de proporcionar uma troca única de experiências, elas nos ajudam a nos mantermos unidos. E neste momento difícil, o que precisamos é justamente estarmos juntos para superar esta situação”, comentou Quirino.
Ainda em entrevista ao Imagineacredite, Quirino lembrou que a Senapred está promovendo lives semanais junto às comunidades terapêuticas e suas respectivas entidades representativas, para acompanhar a situação da Covid-19 entre os acolhidos. Além disso, ele informou que está sendo viabilizada a criação de comitê de acompanhamento da pandemia nas CTs. Segundo o Senapred, a ideia é reunir membros do governo federal e das entidades de cada estado a fim de compreender os problemas enfrentados lá na ponta, e construir soluções que conciliem a segurança e a manutenção do acolhimento nas comunidades terapêuticas.
Por Sérgio Botêlho Júnior