Desde o início da gestão do presidente Bolsonaro, as comunidades terapêuticas do país ganharam reconhecimento pelo serviço prestado no enfrentamento às drogas. Prova disso, nessa quinta-feira, 9, uma importante comitiva composta pelo Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, o deputado federal Júlio César; o Diretor de Articulações Estratégicas, Edu Cabral; o Diplomata e Capelão Internacional, João Rosa; o Pr. Georlando Góes (ABBA PAI); e o fundador da ImagineAcredite, jornalista Sérgio Botelho Júnior, visitaram a comunidade terapêutica El Shadai, fundada pelo Pr. Manoel Canuto, com o objetivo de fortalecer as ações no cuidado e recuperação dos dependentes químicos.
Localizada em Núcleo Rural Boa Esperança, Chácara 180, Ceilândia, a CT em 15 anos já salvou mais 16 mil vidas e, no momento, acolhe 45 homens que buscam uma transformação. O período de tratamento é de 7 a 12 meses. Aprovada no último edital e aguardando o orçamento da Senapred, por enquanto toda a manutenção da comunidade é feita por doações da sociedade. No local há uma horta, 150 árvores de manga palma e 100 de maracujá, campo de futebol, academia, cinema, lavanderia, tanque de peixe e uma igreja onde os acolhidos trabalham a fé espiritual e tomam a Santa-Ceia.
Cumprindo uma série de visitas nas CTs, o Senapred reforçou a importância para entender as demandas de cada entidade. “Ter visitado hoje a terapêutica El Shadai foi uma experiência bastante importante pra toda nossa equipe da Senapred. Verificamos que é uma entidade que trabalha prestando serviço de alta qualidade para os seus acolhidos, tem uma estrutura física de qualidade e trabalha de acordo com as atuais normativas, seguindo todas as orientações do Governo Federal”, diz Dr. Quirino Cordeiro.
Concordando com o secretário, o parlamentar Júlio Cesar parabenizou a entidade que resgata os jovens da marginalidade e oferece uma nova chance e salientou que seu mandato está a disposição das CTs. “A gente fica feliz por uma comunidade, como essa, que realmente tem feito a diferença em Brasília. Fiz questão de sair lá do Plano Piloto pra vim aqui justamente pra demonstrar que eu não só apoio, mas como estou abraçando as CTs em Brasília. Porque eu digo pra vocês que é o braço que o governo não consegue chegar. Então a gente tem que realmente valorizar, apoiar porque realmente eles precisam e pode contar com meu apoio incondicional”.
Para Edu Cabral, o governo Bolsonaro vem lutando, junto com sua equipe Ministerial, por um país livre das drogas e dependência química, preservando os valores morais, a educação e a segurança. “Cada pedacinho aqui foi feito com muito amor. Hoje a gente pôde não só visitar, mas também aproximar do Pastor Manoel. A gente vê a alegria nos rostos dos meninos que tão se recuperando e mais uma CT que tem feito um grande trabalho no Brasil salvando vidas. A gente se empolga porque vê o trabalho na ponta sendo realizado”.
Na ocasião, o Capelão João Rosa se comprometeu em trabalhar a fé com os acolhidos. “A gente faz o trabalho de espiritualidade levando aos internos através de palestras. Como eu vi ali na El Shadai vamos começar a fazer um trabalho muito bom ali porque a fazenda oferece muito para os internos”.
Para o Pastor Manoel a visita agregou para a comunidade, visto que o apoio do governo federal faz toda a diferença. “Devemos agradecer a essas pessoas que estão comprando os projetos para poder libertar, tirar essas pessoas que estão na dependência química, as pessoas que estão na rua. As pessoas que têm a visão do povo. E pra nós aqui da El Shadai é uma honra poder receber essas pessoas aqui, pra que eles entendam que nós precisamos do apoio deles”.
Ascom ImagineAcredite