Nesta quarta-feira, 06, tem início a Semana de Políticas de Prevenção às Drogas Pacto Belém pela Vida, em Belém do Pará. O evento é promovido pela prefeitura municipal e seguirá até a próxima sexta-feira, 08, com diversas atividades envolvendo integrantes dos mais diversos setores da sociedade brasileira.
Segundo a organização, devem participar da semana: o Dr. Pablo Kurlander, representando a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT); o Dr. Nelcy Gonçalves, do Belém Pela Vida – CONEM; Edwin Júnior, do COPRED da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA); e Patrícia Helena Pinheiro, da Federação de Grupos de Mútua Ajuda de apoio às Famílias dos Dependentes Químicos Amor Exigente.
Além disso, durante os próximos três dias, os participantes poderão visitar as comunidades terapêuticas localizadas em Belém e regiões circunvizinhas, e discutir sobre: Políticas públicas sobre Drogas e Comunidades Terapêuticas, Atendimento Fluxo e Humanização na Rede de Saúde Mental, DSTs, HIV e AIDS e suas relações com o uso de álcool e outras drogas e dependência química, entre outros.
Ainda de acordo com a organização, o evento também contará com o workshop denominado “Belém pela vida sobre a nova Política de Álcool e Drogas: Prevenção e tratamento”. Este será realizado no Centro de Formação de Professores, da Secretaria Municipal de Educação.
A semana também contará com uma Sessão Especial no Plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Estado, às 08h30, tendo como tema a “Nova Política Sobre Drogas”, requerida pelo Deputado Pastor Fábio Freitas com a presença de autoridades nacionais, representantes de organismos nacionais e internacionais e do Prefeito de Belém Zenaldo Coutinho.
Todo o evento é gratuito e vale certificado para os participantes. Já as inscrições para o workshop devem ser realizadas até a próxima sexta-feira, 08, através do e-mail: pactobpv@gmail.com.
Por Sérgio Botêlho Júnior