Eros Biondini defende fortalecimento das comunidades terapêuticas no Dia Nacional de Combate às Drogas

Hoje, Dia Nacional de Combate às Drogas, representa um momento estratégico para mobilizar a sociedade, conscientizar as famílias e oferecer esperança a quem sofre com a dependência química. “Esse é um dia muito importante para conscientizarmos as famílias sobre o perigo das drogas, através de campanhas em todo o Brasil, levantarmos a bandeira contra a liberação da maconha e oferecermos aos nossos jovens uma oportunidade de recuperação”, afirmou o parlamentar Eros Biondini.

Com uma trajetória de mais de duas décadas dedicada à luta contra as drogas, Biondini tem atuado na formulação e fortalecimento de políticas públicas voltadas à recuperação e reinserção de dependentes químicos. Ele lembra que, nos últimos anos, houve avanços significativos no setor. “Nas últimas décadas nós trabalhamos intensamente para fortalecermos as comunidades terapêuticas, criamos a política nacional de drogas, investimos na prevenção através de programas como o PROERD e conscientizamos a sociedade e o poder público sobre a importância da política de drogas em todos os seus pilares: prevenção, recuperação e reinserção social.”

O papel do Congresso Nacional nesse processo, segundo o deputado, é fundamental. Ele destaca a atuação da Frente Parlamentar das Comunidades Terapêuticas como ferramenta para aproximar o tema dos legisladores. “Através da Frente Parlamentar das Comunidades Terapêuticas, da qual sou o idealizador e fundador, nós levamos aos deputados e senadores um conhecimento maior e melhor sobre a política de drogas. O Congresso Nacional deve ter um olhar mais atento para essa política, votando um orçamento maior para as CTs e legislando contra a liberação das drogas.”

Sobre a imagem das comunidades terapêuticas no país, o deputado reconhece que o cenário já foi mais desafiador, mas avalia que houve mudanças importantes na percepção pública e institucional. “Havia muito preconceito, mas hoje, após o nosso trabalho de acompanhamento das CTs e a conscientização dos políticos e do governo sobre a importância delas, já há uma maior aceitação desse lindo trabalho que elas realizam.”

você também pode gostar...